Um bebê indígena foi internado no último domingo em Belém (PA) após apresentar sintomas da gripe A(H1N1), conhecida como gripe suína. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), esta foi a primeira confirmação da doença entre os 21.411 indígenas do estado.
O menino, que tem seis meses, mora em uma comunidade localizada a aproximadamente 20 km do município de Tucuruí e pertence à etnia Assurini. Após a confirmação do diagnóstico, a criança foi transferida para um hospital na capital paraense, onde permanecia internada até ontem.
Antes da confirmação da doença, o menino ficou internado por 16 dias com suspeita de pneumonia, mas recebeu alta e voltou para a aldeia. Segundo a Funasa, a criança foi medicada, passa bem e não corre risco de morrer. Entretanto, deve permanecer em observação por tempo indeterminado.
Diante do caso, uma equipe do Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Guamá-Tocantins deverá monitorar o avanço da doença entre os índios da aldeia Trocará. Os índios, em todo o país, estão incluídos no primeiro grupo a ser vacinado contra a gripe A.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Lula diz a Motta e Alcolumbre que não mandará propostas ao Congresso sem consultar líderes
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião