| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
Confira os principais dados nutricionais referentes a 200ml de cada um dos gelados

Imagine aquela taça saborosa de sorvete ou de frozen yogurt com muita calda e confeitos de diversos tipos, com direito a chocolate e mashmallow. E que tal um picolé coberto com chocolate e amendoim? Delicioso, não? Pois saiba que, supercalóricas e ricas em gorduras, essas combinações podem minar sua dieta no verão. Especialistas dizem que o melhor é optar pelos gelados servidos sem acompanhamento de guloseimas. Veja a comparação:

CARREGANDO :)

Sorvete

Feitos à base de leite integral, os cremes são ricos em proteínas e excelentes reforços para quem quer manter a saúde dos ossos e dentes. Uma bola tem 80 miligramas de cálcio, a mesma quantidade encontrada em meio copo de leite (o ideal é que um adulto consuma mil miligramas desse nutriente por dia). Mas a nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-PR), Denise Johnsson Amaral, explica que o consumo exige cuidado, já que muitos gelados têm altas taxas de gordura saturada e são bastante calóricos. "Duas bolas de sorvete têm cerca de 200 calorias. Podem ser uma opção de lanche no meio da tarde, substituindo sanduíches e salgados."

Publicidade

Para quem quer fugir dos quilinhos extras, vale a pena apostar em sorvetes light e com 0% de gordura, que têm baixo valor calórico, e fugir dos que têm acréscimo de pedaços de chocolate e amendoim. Como o verão é época de frequentar bufês de sorvete, o melhor é manter distância de caldas, coberturas e confeitos. "E não adianta escolher um sorvete light ou sem gordura e caprichar nas guloseimas como acompanhamento. O melhor é comer o sorvete puro ou acrescentar frutas frescas", orienta Denise.

E até a aparentemente inofensiva casquinha merece atenção. "Cada uma tem 75 calorias, então é bom não exagerar", comenta a nutricionista com experiência em gelados comestíveis Flávia Pauluk.

Picolé

Na hora de escolher, prefira os mais simples e com sabores de frutas. "Como não têm leite, não têm proteínas e cálcio, mas são menos calóricos", explica a nutricionista Denise. A diferença para os sorvetes é grande, já que os picolés de frutas têm entre 50 e 70 calorias, a mesma quantidade encontrada em uma maçã, além de contarem com taxas significativas de vitaminas. Quanto aos picolés à base de leite, a palavra de ordem é moderação, principalmente com aqueles que têm acréscimo de amendoim e chocolate. "Eles têm entre 200 e 300 calorias por unidade, ou seja, cada um equivale a quase seis picolés de fruta, e ainda têm grande quantidade de gorduras", diz a nutricionista Flávia.

Frozen yogurt

Publicidade

Tendência neste verão entre aqueles que querem manter o peso em dia, é feito à base de iogurte desnatado, o que garante 0% de gordura em sua composição e uma baixa quantidade de calorias."Ele é ótimo porque concilia as vantagens do sorvete com as do picolé de frutas. Cada bola tem apenas 40 calorias, quase o mesmo índice do picolé, mas com uma quantidade significativa de cálcio, bem próxima da encontrada no sorvete", comenta Denise.

Na hora de servir o frozen, fuja das tentações e substitua coberturas doces, confeitos, biscoitos, chocolate e amendoim por frutas frescas. "Assim, a pessoa garante um lanche leve, saudável e pouco calórico", diz Flávia. Outra opção é apostar em granola. "Com ela, a pessoa consome uma boa quantidade de fibras, o que, entre outras coisas, facilita a digestão."

De olho no rótulo

Ficou na dúvida na hora de pedir um sorvete, picolé ou frozen yogurt? Então sempre leia o rótulo dos produtos para identificar e opte pelos que têm menos calorias e gorduras e taxas maiores de cálcio e vitaminas. "Mesmo no caso dos sorvetes e frozens servidos em bufês, as empresas têm que apresentar a ficha de composição desses alimentos quando o cliente solicitar", explica a nutricionista Denise Johnsson Amaral.