A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza a partir desta sexta-feira (27) 35 centros de testes para detecção de hepatites virais, que estão espalhados por 33 cidades do estado. De acordo com assessoria da Secretaria da Saúde, a intenção do governo é oferecer o teste também nas unidades básicas de saúde.
De acordo com a assessoria do governo do estado, o exame que detecta o vírus é feita em 20 minutos com apenas algumas gotas de sangue. Para o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o teste "facilita o diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes não manifesta sintomas e só é identificada quando o paciente já está com quadro clínico grave".
O tratamento da hepatite já está disponível na rede pública de saúde e precisa ser iniciado o mais precocemente possível para aumentar as chances de cura da doença. Quando a hepatite já está em nível avançado, a única alternativa é o transplante de fígado.
O secretário afirmou que o governo tem consciência de que pode enfrentar esta epidemia silenciosa da hepatite. "Estamos construindo uma rede de atenção ao portador crônico de hepatites virais, que vai oferecer tratamento qualificado ao paciente", comentou Caputo Neto.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast