O último dia da campanha de vacinação teve fila na unidade Ouvidor Pardinho| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1), a gripe suína, terminou ontem, mas no Paraná a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu estender a imunização de gestantes e crianças de 2 a 4 anos até 11 de junho. O estado vacinou 5 milhões de pessoas, mas não atingiu a meta mínima de vacinação de 80% entre as crianças, e também entre adultos de 30 a 39 anos.

CARREGANDO :)

Grupos como os portadores de doenças crônicas (1,9 milhão de vacinados) e trabalhadores em saúde (162 mil) superaram a estimativa inicial. Indígenas (13 mil), adultos de 20 a 29 anos (1,6 milhão) e gestantes (113 mil) atingiram a meta de 80% do público-alvo. Já a vacinação de crianças de 2 a 4 anos, que começou no último dia 24, atingiu 20% de cobertura, com 90 mil aplicações. Entre os adultos de 30 e 39 anos a adesão foi de 70%, o que equivale a 1,1 milhão de paranaenses nesta faixa etária.

O Paraná recebeu 6 milhões de doses da vacina desde o início da campanha. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, explicou que o estoque de 1 milhão de vacinas vai atender os grupos que tiveram a campanha prorrogada e a segunda dose das crianças. "Entendemos que há vacina suficiente para aumentar a cobertura entre as crianças e as gestantes e por isso prorrogamos a campanha no estado", explica.

Publicidade

Houve filas nas Unidades Básicas de Saúde de Curitiba durante todo o dia de ontem. Uma das unidades de saúde em que havia fila era a Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças. O analista de sistemas Rogério Vaz, 32 anos, foi um dos curitibanos que deixou para receber a dose nesta quarta-feira. Vaz afirmou que não conseguiu ir ao posto anteriormente por causa do seu trabalho. Nesta quarta-feira, ele foi dispensado por algumas horas para poder ser imunizado. "No último dia da campanha é preciso enfrentar fila e até chuva para não perder o prazo", afirmou o analista de sistemas.

Segundo dados parciais do ministério, mais de 73,6 milhões de brasileiros foram imunizados contra a doença. O ministro José Gomes Temporão espera melhorar o percentual de vacinação das crianças no próximo dia 12, data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nesse dias, elas também poderão ser imunizadas contra a gripe."Vamos vacinar as crianças contra o H1N1. No mesmo mo­mento em que toma as duas gotinhas da pólio, toma a vacina do H1N1. Estou seguro de que vamos chegar ao inverno, período de maior circulação do vírus, muito bem protegidos’’, disse Temporão.