A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte por H1N1 em Londrina neste ano. A informação está no boletim da gripe, divulgado na última sexta-feira (21).
A morte registrada em Londrina foi de um idoso de 77 anos, que tinha problemas cardíacos e respiratórios. Outra morte foi registrada em Santo Antônio da Platina, de uma criança de 10 anos com paralisia cerebral.
Com essas, o Paraná contabiliza oito mortes por gripe desde o início de 2013. A Sesa ainda investiga outras mortes suspeitas de gripe, já que a confirmação é dada através de uma avaliação bastante criteriosa.
Casos confirmados
Em Londrina, já foram confirmados 31 casos de pacientes com o vírus da Influenza. Dentre eles, 12 portavam o vírus da Influenza A (H1N1) e 19 portavam o Influenza B. Em todo o Paraná foram registradas 395 casos de Influenza, sendo que a maioria (173) se refere ao subtipo H1N1.
A Sesa recomenda que a população redobre a atenção com as doenças respiratórias, mais comuns no inverno. Evitar ambientes fechados e manter as mãos higienizadas estão entre as recomendações contra o vírus da gripe.