O Paraná já registra cinco mortes por gripe A (H1N1) em 2012. Os três novos casos, confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na manhã de ontem, ocorreram nos municípios de Curitiba, Cornélio Procópio, na região do Norte Pioneiro, e em São Mateus do Sul, no Sudeste. Os casos anteriores foram registrados em janeiro deste ano, quando um paranaense morreu no Maranhão, e em março, no município de Astorga, no Norte do estado.

CARREGANDO :)

Sessenta e quatro casos de gripe A foram confirmados em todo o estado neste ano. Segundo a Sesa, o número coloca o Paraná em alerta. Santa Catarina também apresenta dados preocupantes. Em todo o estado, 21 mortes e 268 casos já foram confirmados em 2012.

A partir desta semana, a secretaria divulgará um boletim semanal com um panorama da doença no estado. A sala de situação da Sesa, que antes monitorava apenas os casos de dengue no Paraná, passará também a acompanhar os casos de gripe em todos os municípios.

Publicidade

Ainda de acordo com a se­­cretaria, todos os municípios paranaenses têm o medicamento contra a gripe A. Foram distribuídas cerca de 2 milhões de doses em toda a rede pública do Paraná. A medicação foi entregue também aos setores de urgência e emergência dos hospitais particulares do estado.

Vacina

Mais de 1,5 milhões de paranaenses foram imunizados neste ano contra a gripe. O estado atingiu outra meta importante: vacinou 87% da população de crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos e profissionais de saúde, superando a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% desses segmentos. As unidades de saúde que ainda têm doses da vacina contra a gripe podem continuar imunizando a população, priorizando pacientes com doenças crônicas, que são mais suscetíveis às doenças respiratórias.