Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)

Subiu para 10 o número de pacientes que morreram no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba com suspeita de gripe A(H1N1). Na madrugada desta segunda-feira (3), uma mulher de 57 anos que estava internada na ala dedicada exclusivamente para casos suspeitos da doença morreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda. A paciente deu entrada no hospital no sábado (1º) e teve a morte decretada à 0h15 desta segunda.

Publicidade

De acordo com a assessoria de comunicação social do hospital, ainda não há confirmação se a mulher era portadora da nova gripe. Desde o dia 23 de julho, quando a instituição passou a dedicar uma ala para atender exclusivamente os casos suspeitos, outros nove pacientes entraram em óbito em razão de problemas respiratórios. Na manhã desta segunda-feira, o HC contabilizava 32 pacientes internados com sintomas da doença, sendo 15 no setor de infectologia, 14 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três na Unidade de Terapia Semi-Intensiva; além de 12 em observação no pronto-atendimento.

Segundo o HC, a confirmação da presença do vírus da gripe A nos pacientes, inclusive nos casos de óbito, é feita exclusivamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na manhã desta segunda, a secretaria informou que deverá divulgar um novo boletim epidemiológico somente na quarta-feira (5).

De acordo com a última atualização, do dia 29, quatro pessoas morreram no Paraná em consequência da nova gripe, sendo três em Curitiba. No total, 180 casos da nova gripe foram confirmados no estado.