Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Após suspender os cultos no templo para evitar aglomerações de fiéis e a propagação da gripe A (H1N1), uma igreja batista de Curitiba teve a ideia de transmitir as celebrações ao vivo pela internet. Diante dos bancos vazios, ficam o pastor, a equipe técnica de transmissão e os integrantes da banda que executa as músicas religiosas.
O culto on-line é completado por um chat, que permite aos fiéis interagir com o pastor e enviar pedidos de oração. A medida afeta as reuniões dos domingos e não tem prazo para acabar. O coordenador dos pastores da Igreja Batista do bairro Bacacheri, Roberto Silvado, 53 anos, diz que "em um momento como este, de prevenção e combate à nova gripe, o coletivo de uma sociedade deve estar à frente dos interesses" da instituição.
Nas celebrações, os pastores dizem que o sacrifício de assistir à celebração de casa é "provisório". As pessoas são orientadas também a organizar encontros em casa que tenham no máximo dez fiéis.
Silvado afirma que tem recebido manifestações de apoio, mas admite que o fiel quer mesmo é cumprir todo o ritual ao qual está habituado, saindo de casa para orar na igreja. "O ser humano é relacional. Ele sente a falta do olho no olho, de estar presente na igreja cantando para louvar a Deus", afirma.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024