• Carregando...
Municípios que ainda têm doses da vacina contra a gripe A (H1N1) devem imunizar crianças e jovens entre 9 e 19 anos | Arquivo AGP
Municípios que ainda têm doses da vacina contra a gripe A (H1N1) devem imunizar crianças e jovens entre 9 e 19 anos| Foto: Arquivo AGP

O Paraná registra um baixo índice de crianças entre 2 e 4 anos imunizadas contra a gripe A (H1N1). De acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), já foram aplicadas 122.870 doses, o que representa uma cobertura de 28%. Esse número não contabiliza as vacinas distribuídas em outras fases da campanha, como para as crianças portadoras de doenças crônicas.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o estado prorrogou a vacinação até a sexta-feira (11), com foco nas crianças e nas gestantes. Já foram imunizadas 114.477 mulheres grávidas, o equivalente a 81%. Apesar de já terem alcançado a meta, as gestantes podem receber a vacina assim que descobrirem a gravidez. No estado, o grupo de adultos entre 30 e 39 anos ainda não alcançou a meta. Nesta segunda-feira (7), o registro era de 1,2 milhões de adultos imunizadas, 73% da estimativa.

Capital

Curitiba já alcançou a meta de 80% de imunização em todos os grupos prioritários. As crianças de 2 a 5 anos incompletos tem cobertura de 83,5%, de acordo com dados da Central de Vacinas, da secretaria municipal de saúde. Na capital, os dados de vacinação desse grupo inclui as doses aplicadas em pessoas da mesma faixa etária em outras fases da campanha.

Até sexta (11), crianças e gestantes podem ser imunizados nas unidades de saúde, que não terão horários diferenciados para atendimento.

Balanço

Até esta segunda-feira (7), foram imunizados cerca de 75,3 milhões de brasileiros. Três grupos prioritários não alcançaram a meta de 80% de imunização: gestantes, adultos entre 30 e 39 anos e crianças de 2 a 5 anos incompletos. As mulheres grávidas atingiram cobertura de 71,6% e os adultos de 62,5%.

O índice mais baixo é o das crianças entre 2 e 5 anos incompletos, com apenas 27% de cobertura. Esse grupo também pode receber a vacina contra a gripe A (H1N1), no sábado (12), quando acontece a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças recebam o medicamento contra a gripe antes, já que o organismo leva 14 dias para ficar protegido e é necessária a aplicação de uma segunda dose.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]