Foz do Iguaçu - O esquema montado pelas secretarias municipais de saúde das principais cidades do interior do Paraná contará com o auxílio de postos volantes para que se alcancem as metas de imunização estabelecidas e a maior parcela possível da população seja vacinada contra a nova gripe. Em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, as vacinas serão levadas às universidades e também às empresas, onde é grande a concentração de adultos entre 20 e 39 anos, quase 70% do público-alvo da campanha.
Na fronteira, ao contrário de outras campanhas, desta vez não devem ser destinadas equipes móveis para o atendimento nas pontes que ligam o Brasil ao Paraguai e à Argentina. Como explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Ângela Gonzalez, devido ao esquema estabelecido, em etapas, e ao número reduzido de doses, não há previsão de remessas para atender a população em trânsito e os brasiguaios que procuram o sistema de saúde de Foz do Iguaçu.
A gerente de Epidemiologia da Vigilância Sanitária de Londrina, Sandra Caldeira, informou que as doses encaminhadas pela 17.ª Regional de Saúde serão fornecidas para os hospitais e unidades básicas de saúde, respeitando cada uma das etapas. "Para aqueles que se encaixam na faixa etária de 20 a 39 anos, por exemplo, vamos distribuir as doses também para as universidades." Este ano, a cidade já confirmou oito casos da doença.
Sandra ressaltou que a medida não está relacionada às suspeitas da doença na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que suspendeu as aulas por quase um mês, mas pela concentração de pessoas, o que deve "facilitar a rotina de imunização". A assessoria de imprensa da UEL adiantou que não há previsão de prolongamento das férias, contudo permanecerá em alerta e está orientando os acadêmicos sobre como prevenir a doença.
Em Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado, as mais de 38 mil doses ficarão à disposição da população nas unidades básicas de saúde, em horário comercial, e também em outros pontos estratégicos que ainda serão definidos pelo município. A exemplo de outras regionais, os esforços estão voltados ao atendimento da população entre 20 e 39 anos. Até 18 de fevereiro, a região já somava 72 confirmações da nova gripe contra 224 do ano passado.
Colaboraram: Rodrigo Kwiatkowski da Silva, da sucursal de Ponta Grossa; Carlos Eduardo Kadu, correspondente em Campo Mourão; Daniel Costa, do Jornal de Londrina; Marco Martins, correspondente em Santo Antônio da Platina; e Marcus Ayres, do Jornal de Maringá.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Deixe sua opinião