Veja como funciona o Hifu| Foto:

Um tratamento pouco invasivo, bastante eficiente, que não gera efeitos colaterais e proporciona uma recuperação rápida e grandes chances de cura. Segundo os especialistas, essas são as principais vantagens do Hifu (High Intense Focus Ultrassound, sigla em inglês para Ultrassom Focado de Alta Intensidade), um procedimento que usa energia ultrassônica em vez de radioativa e promete revolucionar o tratamento de câncer.

CARREGANDO :)

Por enquanto, somente três tipos de tumores podem ser tratados com Hifu no Brasil. Em Curi­tiba, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), o equipamento é usado contra câncer de próstata desde o começo deste ano.No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o foco desde o mês passado é eliminar miomas uterinos e metástases ósseas.

"Há pesquisas sobre a utilização em outras áreas e, em breve, provavelmente teremos pacientes com outros tipos de tumor sendo beneficiados por esta tecnologia", explica Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de Radiologia e Intervenção Guiada por Imagem do Icesp.

Publicidade

A principal vantagem, segundo ele, é que o procedimento é menos invasivo que as técnicas usadas atualmente, o que rende maior qualidade de vida ao paciente durante o tratamento. "Diferen­temente da cirurgia, não há cortes e a ação do ultrassom é totalmente focada no tumor, então não afeta outros tecidos do corpo que estejam saudáveis, um dos riscos da radioterapia."

No caso de o tumor não ser destruído na primeira sessão ou reaparecer após algum tempo, o paciente pode refazer as aplicações quantas vezes for necessário, já que o procedimento não agride o organismo. "Há pessoas que passaram por cirurgia ou radioterapia no passado, a doença voltou recentemente e elas decidiram optar pelo Hifu, com grandes chances de sucesso", comenta o uro-oncologista do HNSG e presidente da Associação Latinoamericana de Uro-Oncologia (UROLA), Marcelo Bendhack. Quanto aos efeitos colaterais, Bendhack garante que as diferenças para os métodos de tratamento tradicionais são claras. "Os pacientes com câncer de próstata que optaram pelo Hifu têm menor índice de incontinência urinária e disfunção erétil, consequências típicas de outros procedimentos."