Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
O primeiro óbito de um paciente infectado com o vírus da nova gripe em Maringá foi confirmado na tarde desta quarta-feira (5). Trata-se de um homem de 40 anos que estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que já havia passado por exame laboratorial de comprovação. Segundo a secretaria de saúde do município, a morte aconteceu também na tarde desta quarta.
Segundo o secretário de saúde, Antonio Carlos Nardi, o paciente estava internado desde 24 de julho e morreu em um hospital da rede particular.
Os números da nova gripe na cidade foram atualizados pela prefeitura. Agora são 252 casos notificados, sendo 12 positivos entre os quais, um óbito 16 negativos, 26 hospitalizados com suspeita e outros 105 em isolamento domiciliar.
Já a Secretaria de Estado do Saúde (Sesa)divulgou novos números no fim da tarde desta quarta, onde Maringá aparece com 13 casos confirmados.
Outras cidades da região constam no mapa da gripe A H1N1. Na regional de saúde de Campo Mourão são oito casos confirmados, na regional de Umuarama são três. Em Paranavaí os exames confirmaram o contágio de seis pessoas, e em Cianorte já são sete. Ivaiporã também tem um caso confirmado.
Sarandi
O Hospital Metropolitano de Sarandi, unidade de referência ao tratamento da nova gripe na região de Maringá, reservou (uma nova ala exclusiva para pacientes internados com complicações respiratórias . A decisão foi motivada pelo aumento na demanda de atendimento nesses casos e nas suspeitas da gripe A. Normalmente, apenas três leitos servem para esse tipo de isolamento, mas agora serão 28. A entrada em operação dessa ala depende da alta de alguns internos, mas está prevista para esta quinta-feira (5).
Deixe sua opinião