Uma sessão
Veja os benefícios de 15 minutos de massagem segundo a massoterapeuta Tereza Zanchi
- Alívio imediato de dores (inclusive as de cabeça).
- Melhoria da circulação sanguínea.
- Descanso físico e mental.
- Alívio da tensão muscular.
- Redução do estresse.
- Sensação de bem-estar.
Seja em shoppings ou nos aeroportos, as cadeiras de massagem rápida multiplicam-se para atender pessoas com rotinas apertadas. Com uma sequência que pode levar de 10 a 30 minutos, o trabalho com os membros superiores traz relaxamento e sensação de bem-estar.
A fisioterapeuta e professora do curso de naturoterapia da FiesMadeleine Campagnholo explica que as manobras utilizadas na massagem rápida, também conhecida pelo nome em inglês, quick, são as mesmas das técnicas tradicionais. No entanto, o curto tempo da técnica a difere de um tratamento mais completo. "Para que uma massagem aja como terapia são necessários pelo menos 30 minutos, por isso relutei um pouco até aceitar a quick massage", afirma. A fisioterapeuta diz, no entanto, que a massagem rápida pode funcionar como um relaxamento imediato, além de servir como uma porta de entrada para procedimentos mais longos.
Hoje é grande o número de pessoas que buscam o alívio imediato de dores e a diminuição do estresse nas sessões de massagem rápida. A massoterapeuta Tereza Zanchi, responsável pelo centro de shiatsu que leva seu nome e que está presente em alguns shoppings de Curitiba, defende a técnica como um relaxamento muscular de tensões para pessoas cansadas e estressadas. "Ela é feita sobre a roupa e sem o uso de óleos, mas soluciona a tensão", afirma.
Tereza diz ter clientes habituais que procuram seus centros de massagem toda semana e que o horário do almoço é o mais procurado pelas pessoas.
O economista Wendell Mendes aproveita o intervalo no trabalho para fazer uma sessão de quick massage quando sente necessidade de relaxar. "Normalmente almoço em meia hora e sobra tempo. Dá para se programar e ir uma vez por semana", diz. Mendes, que já foi adepto do shiatsu mas havia parado por um tempo, resolveu recomeçar as sessões. "Não gasto tanto e em 15 minutos de quick massage é possível se livrar dos pontos de maior tensão", garante.
Um cuidado especial deve ser tomado quando se deseja realizar a massagem no horário do almoço. "É preferível primeiro fazer a sessão e só depois fazer a refeição. Ou ainda fazer apenas um lanche leve. Não é bom passar pela massagem em processo de digestão", aconselha Tereza. Além disso, não é recomendável que pessoas que estejam febris façam a quick massage, que pode agravar o quadro de alguma doença desconhecida.
Na empresa
Nem sempre é necessário sair do ambiente de trabalho para receber a massagem rápida. Muitas empresas têm chamado profissionais para aplicar a técnica nos funcionários durante o expediente. A massoterapeuta Leony Teixeira de Oliveira diz que as sessões podem ajudar a diminuir o índice de faltas dos trabalhadores.
Leony é diretora de uma clínica que oferece esses serviços de massagem para empresas. Ela conta que é cada vez maior o interesse pela realização de trabalhos em curto tempo. "A quick massage é mais procurada porque além de ser rápida, ocupa pouco espaço. Levamos sete cadeiras em um carro e podemos colocá-las até mesmo do lado das mesas de trabalho", afirma.
Deixe sua opinião