Na segunda-feira começam a ser vacinados os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, formado por 35,1 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de complicações por causa do vírus H1N1 no ano passado 24% do total de 44.544 casos registrados no país.
Para se vacinar é preciso ir a um posto de saúde levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica. As crianças devem ir acompanhadas de pais ou responsáveis. É preciso levar a carteira de vacinação.
O último balanço divulgado pelo ministério, em 26 de março, mostrou o registro de 255 casos confirmados de gripe suína no país em 2010, com 36 mortes. A Região Norte lidera o número de casos, com 61%, seguida pelo Sul, com 28%.
Entre os mortos, 41,7% tinham doença crônica, como problemas cardíacos e distúrbios pulmonares. O ministério apontou também que 77,8% dos infectados eram mulheres, 64,3% estavam em idade fértil e, destas, 11 eram gestantes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula