• Carregando...
Fernanda, grávida de 6 meses, pratica os exercícios mais leves do Wii Fit | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Fernanda, grávida de 6 meses, pratica os exercícios mais leves do Wii Fit| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Cuidados

Antes de comprar um Nintendo Wii e o jogo Wii Fit, conheça as recomendações do fisioterapeuta Denis Rafael Graciotto e da professora de Educação Física Cintia Rodacki:

- Consulte um médico para verificar a pressão arterial, a condição cardiorrespiratória e se você não tem dores musculares e articulares. Baseado na sua condição física, o médico pode aconselhá-lo sobre os exercícios adequados para você.

- A cada 15 minutos, o Wii Fit manda uma mensagem para o aluno parar e descansar. Obedeça. Isso é muito importante para seguir a seqüência de exercícios proposta pelo aparelho.

- O ambiente para a prática dos exercícios deve ser espaçoso. Como a movimentação é intensa, o risco de bater em algo ou alguém é bem grande.

- Se tiver algum problema articular, dores, tendinite ou problemas de equilíbrio, não tente jogar sozinho. Peça que alguém fique com você para auxiliá-lo nos movimentos.

  • Paciente joga beisebol orientada pelo fisioterapeuta Graciotto

Famosos não apenas pela diversão, os videogames sempre foram considerados vilões, responsáveis pela vida sedentária de crianças e adolescentes. Mas essa realidade vem mudando de figura. O Wii Fit, da japonesa Nintendo, proporciona diversos exercícios ao jogador e vem sendo usado até em clínicas de fisioterapia.

A novidade agrupa cerca de 40 diferentes atividades – divididas em quatro categorias: ioga, exercícios de balanço, aeróbica e exercícios como flexões – e uma plataforma, o Wii Balance Board, com sensores que medem o peso e o centro de gravidade da pessoa que está jogando. A Nintendo define o jogo como "uma maneira de fazer com que a família se exercite junta", unindo a diversão à prática de uma atividade saudável.

E foi pensando em se divertir enquanto se exercita que a professora universitária Fernanda Hembecker, de 30 anos, comprou o Wii Fit assim que a novidade chegou ao Brasil. "A minha intenção era, em vez de ir para a academia, usar o Wii Fit para manter o peso", conta. E sua idéia deu certo, até que ela engravidou. Hoje, grávida de seis meses, ela só faz os exercícios mais leves, como os de ioga e os de alongamento, mas assim que a sua filha nascer, vai voltar a fazer os mais "puxados" para voltar ao peso ideal. "Não vou poder ir à academia, pois terei de ficar em casa com ela", diz.

Alerta

Mas a professora de Educação Física da Universidade Positivo (UP) Cintia Rodacki faz um alerta. Segundo ela, esses exercícios são ótimos para quem quer manter o condicionamento, mas se o objetivo for ganhar massa muscular e fazer um bom trabalho cardiorrespiratório, o adequado é procurar um profissional que oriente. "O ideal é fazer uma avaliação física, ter a liberação do médico e ser orientado sobre o que é necessário, quais os músculos que devem ser fortalecidos e alongados", ressalta.

Fisioterapia

Além do uso em família, o videogame tem sido usado em clínicas de geriatria, de fisioterapia e hospitais nos Estados Unidos e no Canadá, que já o usam como equipamento auxiliar no tratamento de diversas doenças como o Mal de Parkinson e distúrbios ortopédicos e neurológicos. No Paraná, a Clínica Reabilitar, em Paranavaí, atende de 20 a 30 pacientes por dia utilizando o Wii Fit como uma ferramenta auxiliar no tratamento de problemas.

"Precisávamos de algo que criasse uma interatividade maior com esses pacientes e os estimulasse, já que eles ficam muito tempo em tratamento", conta o fisioterapeuta Denis Graciotto, que trata vertigem e distúrbios do equilíbrio.

Entre os exercícios propostos pelo Wii Fit estão andar na corda bamba e a simulação de esquiar na neve, atividades que trabalham o equilíbrio. Além disso, com o Wii Sports, jogos que vêm com o videogame Wii, é possível trabalhar os membros superiores. "Em uma tacada de golfe, para acertar o buraco, a pessoa precisa controlar a intensidade do movimento, por exemplo. Isso ajuda na recuperação e no controle do próprio corpo", explica o fisioterapeuta, que relaciona os exercícios normais aos do videogame. "Ele é uma grande sacada para a fisioterapia e para os pacientes", diz Graciotto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]