• Carregando...

A má oclusão pode fazer com que haja a projeção incorreta da língua do paciente, esteja ela em repouso ou em funcionamento, afetando a fala e a estética. Em casos nos quais o problema é adquirido por maus hábitos na infância, como chupar chupeta e o dedo ou utilizar mamadeiras por tempo prolongado – causando a chamada projeção anterior da língua – o especialista em fonoaudiologia deve ser chamado a atuar.

Nesses casos, no momento da mordida, a arcada superior não encosta na arcada inferior, ficando um grande espaço em forma de arco entre os dentes da frente, diz a especialista em motricidade oral Tânia Terezinha Coelho, vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região. Na hora de pronunciar determinadas palavras, a pessoa apresenta interposição da língua entre os dentes. "Os sons das letras S, Z, T, D, L e N saem distorcidos". Para evitar que uma oclusão aparentemente sem problemas se torne defeituosa, a fonoaudióloga recomenda que os pais procurem eliminar os maus hábitos orais da infância o quanto antes. "Os pais não devem deixar que o hábito permaneça por mais de quatro anos, e o ideal é valorizar a amamentação natural."

O apoio fonoaudiológico se faz necessário também em casos de cirurgia, no pré e pós-operatório, para correção daquela mandíbula que teve um crescimento acentuado. Segundo Tânia, o impacto é muito grande para a língua e o trabalho do profissional é reeducar esse músculo em desequilíbrio. "Do contrário o paciente terá dificuldade de alimentação e problemas para articular alguns sons."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]