Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Nova gripe já soma 36 óbitos em 2010

Dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, revelam que 36 pessoas já morreram devido à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, entre 3 de janeiro e 20 de março, no país. Entre os óbitos confirmados, 66,7% (24) dos casos ocorreram na região Norte. A re­­gião Sul é a segunda com mais re­­gis­tros, 19,45% (7). Segundo o Sinan, do total de óbitos confirmados, 41,7% (15) apresentaram pelo menos uma comorbidade referida.

Um caso de morte supostamente por gripe está intrigando especialistas. A pesquisadora da Fun­dação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Neide Miyazaki, 51 anos, chegou com o marido dos Estados Unidos no último domingo, foi internada às 17 horas de segunda-feira com sintomas de uma forte gripe e morreu dois dias depois. O marido da vítima também apresentou os mesmos sintomas e permanece internado no hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

De acordo com o relatório médico do hospital, Neide apresentou febre alta, tosse e desconforto respiratório. Os médicos suspeitavam que o casal estivesse com a gripe A H1N1. A secretaria municipal de Saúde e a Fiocruz confirmaram, porém, que os primeiros resultados dos exames descartaram a nova gripe. A Fiocruz informou também que coletou amostras de sangue do casal e o resultado dos novos exames deve sair em cinco dias. A secretaria municipal está monitorando o caso e aguardando o resultado final dos exames para tomar providências. O Ministério da Saúde disse também que só vai se manifestar depois que souber a causa da morte da pesquisadora.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.