Cascavel, na região Oeste do Paraná, vai receber 43,2 mil doses da vacina contra a gripe A (H1N1) nesta semana. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), cerca de 25 mil doses já foram distribuídas na cidade e, por enquanto, a imunização está normalizada. Até o fim dessa semana, o Paraná deve receber uma outra remessa, com 900 mil unidades do medicamento.
Na segunda-feira (3), apenas seis dos 34 postos de saúde da cidade tinham doses, mas o problema começou na última quarta-feira (28). Nos primeiros dias, a prefeitura estava remanejando as doses de uma unidade para a outra. Cascavel chegou a ficar com apenas 1,2 mil doses, o que inviabilizou a operação.
Ação
Na última sexta-feira, o Ministério Público Federal em Cascavel (MPF) ajuizou uma Ação Civil Pública para garantir o fornecimento de vacinas contra a gripe A (H1N1) em quantidades suficientes para os municípios abrangidos pela 10ª Regional de Saúde no Estado do Paraná.
No documento, o MPF requer que a União ou o governo do Paraná forneçam as doses necessárias para atender os grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde em até 48 horas depois da solicitação das vacinas para a 10ª Regional de Saúde. Além disso, a regional deverá informar à Justiça semanalmente a quantidade de doses de vacina recebidas, aplicadas, perdidas e em estoque em cada município, especificando os lotes perdidos e o motivo.
Caso a determinação não seja cumprida, o MPF determinou aplicação de multa diária de R$ 50 mil.
Municípios
Os municípios que fazem parte da 10ª Regional de Saúde do estado do Paraná são: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu , Formosa do Oeste,Guaraniaçu, Ibema,Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia , Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião