A produção mensal de próteses dentárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná deve crescer 95%. Ontem, durante a Escola de Governo, foi anunciado o credenciamento de 22 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), passando a ser 57 laboratórios em 46 cidades.
Eles foram construídos em parceria entre o governo do estado e as prefeituras onde eles estão sediados. A produção mensal de próteses no estado é de 2,6 mil e vai passar a ser de 5,1 mil próteses Como dado comparativo, o Rio Grande do Sul produz em seus laboratórios credenciados ao SUS, mensalmente, 495 próteses dentárias. "A ideia é que eles atendam também o entorno das cidades em que foram montados. Com o credenciamento, o governo federal passa a mandar dinheiro. Só em materiais, pois é algo caro, o governo repassa R$ 3,6 milhões em um ano", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior.
Para o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, a meta é ter a demanda por próteses suprida completamente em 10 anos.
O Ministério da Saúde informou em nota que mais laboratórios devem ser credenciados ainda neste semestre, apontando uma expansão da cobertura.
"O indivíduo sem dentes tem problemas de autoestima e mastigação. No momento em que volta a ter isso, passa a se sentir melhor e a ter melhor digestão, pois ela começa na boca" disse o secretário do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Roberto Cavalli.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar