Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)
Veja também
  • Tecpar produzirá álcool gel para suprir demanda do setor público

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça-feira (11), durante audiência na Câmara, que o número de mortos por causa da nova gripe no Brasil chega a 192. O número, segundo o ministro, é do dia 9 de agosto. No boletim divulgado na semana passada, o total era de 96.

Publicidade

De acordo com o ministro, 43% dos mortos tinham, pelo menos, um fator de risco. A maioria das mortes aconteceu em São Paulo (40%), seguida por Rio Grande do Sul (23%) e Paraná (22%).

Do total de mortos no país, 28 eram gestantes – o que representa 14,5% dos que morreram. Segundo o ministro, 30% delas tinham pelo menos um fator de risco adicional.

Temporão também disse que 77% dos casos graves de gripe no Brasil são do vírus A (H1N1).

Remédios

O ministro voltou a defender a distribuição controlada do Tamiflu, remédio utilizado no combate à doença. "Não há proibição formal [de venda em farmácias], mas o laboratório esta entregando toda sua produção ao Ministério da Saúde", disse. Segundo ele, 620 mil tratamentos já foram entregues aos estados.

Publicidade

O ministro detalhou o número de postos de distribuição nos estados. O Rio Grande do Sul é o estado com maior quantidade de postos (978), seguido por São Paulo (224) e Rio de Janeiro (57).