A popularização dos cinemas em 3D trouxe uma preocupação maior com a higiene. Os óculos, essenciais para que o espectador tenha a sensação de três dimensões, precisam ser devidamente higienizados para evitar a transmissão de doenças oculares, da pele e até mesmo da gripe A (H1N1).
O Ministério da Saúde da Itália chegou a confiscar cerca de 7 mil óculos por considerá-los um risco à saúde da população. O motivo foi que os estabelecimentos italianos não estavam tomando os devidos cuidados na higienização.
Em Curitiba, a orientação da vigilância sanitária é de que todos os óculos sejam desinfectados com álcool 70% e embalados individualmente ou ainda que sejam descartáveis. "Semana passada expedimos uma notificação a todos os cinemas para que cumpram as orientações de higiene", informa o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, Sezifredo Paz.
De acordo com o oftalmologista Canrobert Oliveira, diretor do Hospital Oftalmológico de Brasília, o risco de contaminação existe quando esses acessórios passam de mão em mão e são usados por diferentes pessoas sem que seja feita uma limpeza adequada. "O risco de contrair algum vírus ou bactéria é similar ao que corremos ao apertar o botão de um elevador ou ao tocar a maçaneta de uma porta e não lavar as mãos depois disso."
Segundo Oliveira, além das irritações oculares, as chamadas piodermites infecções na pele também podem ser contraídas dessa maneira. "Sabemos que as pessoas possuem uma flora bacteriana diferenciada, uma bactéria pode não causar problema algum em uma pessoa, mas em outra pode levar ao desenvolvimento de alguma doença", diz.
No cinema Imax, em Curitiba, os óculos são esterilizados a cada sessão. Os acessórios são levados a uma máquina, na qual acabam sendo submetidos a dois ciclos de lavagem com três produtos diferentes. Nenhum funcionário toca nos óculos o espectador é o único a manuseá-los.
Visualização
Pessoas que sofrem de alguma alteração da visão não conseguem formar corretamente a imagem em 3D. A sensação de profundidade só é possível porque cada um dos olhos forma uma imagem de um ângulo diferente. A união dessas duas imagens gera a percepção de tridimensionalidade.
Estudos sugerem que, por conta desse esforço adicional, desnecessário quando se vê um filme convencional, algumas pessoas podem apresentar certo desconforto ao assistir a um filme 3D. Entre os sintomas estariam dor de cabeça ou náusea.
De acordo com o oftalmologista Otavio Siqueira Bisneto, da Sociedade Paranaense de Oftalmologia, é necessário ter boa visão nos dois olhos para poder apreciar a imagem tridimensional.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”