Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Festas, missas e demais eventos que reúnam grande quantidade de pessoas estão suspensos, a partir das 22h desta sexta-feira (14), em Paranavaí, no Noroeste do estado. A medida foi tomada pela Prefeitura local, por meio de decreto, a partir de recomendação do Ministério Público e de autoridades municipais de Saúde, que pretendem evitar o crescimento da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. A suspensão vigora até o próximo dia 24.
O decreto foi assinado pelo prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) nesta quinta (13), depois de uma reunião da qual participaram associações comerciais e técnicos de saúde. A medida não inclui comércio, bares nem restaurantes, mas atinge boates, que deverão suspender as festas programadas.
Ações religiosas, incluindo missas, também foram interrompidas. A suspensão foi aprovada por unanimidade pelos presentes na reunião. Participaram do encontro os seguintes órgãos: Secretaria de Saúde, Santa Casa, Casa da Gripe, Pronto Atendimento Municipal, 14ª Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Defesa Civil, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), Unimed e Sesc.
Medidas semelhantes foram tomadas em Santa Tereza do Oeste e Cascavel - esta cidade, contudo, já retomou as parte das atividades.
O último boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na quarta (12), mostra que a 14ª Regional de Saúde, de Paranavaí, tem 12 casos da nova gripe. Não houve nenhuma morte confirmada na região.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Deixe sua opinião