Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, reafirmou que o medicamento deve ser receitado apenas aos pacientes do grupo de risco e nos casos greves

Veja também
  • Temporão condena uso indiscriminado de medicamento contra gripe suína
  • Gripe causa morte de adolescente em Pernambuco
  • Hospital de Clínicas registra 10.ª morte de paciente com suspeita de gripe A
  • Em Cascavel, centro de eventos vira ambulatório para suspeita de gripe A
  • Bahia anuncia primeira morte provocada pela nova gripe
  • Gripe suína é responsável por 60% dos casos de gripe, diz Temporão
Publicidade

A prefeitura de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, decidiu não seguir o protocolo de tratamentos da gripe A H1N1 do Ministério da Saúde (MS). Todos os pacientes com sintomas da nova gripe recebem o antiviral na fase inicial – primeiras 48 horas - da doença.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, em entrevista ao telejornal Paraná TV, reafirmou que o medicamento deve ser receitado apenas aos pacientes do grupo de risco e nos casos graves. De acordo com o secretário, se o protocolo do Ministério da Saúde for contrariado, poderá haver uso incorreto do medicamento e isso poderá gerar resistência do vírus ao antiviral.

Discussão

A ampliação da utilização do antiviral será discutida na tarde desta segunda-feira (3) em uma reunião da entidades médicas, que defendem que haja maior flexibilização na prescrição do antiviral, com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin.