Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
A prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (6) que prorrogará por mais uma semana a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino. As atividades, que seriam reiniciadas na próxima segunda-feira (10), agora serão retomadas apenas no dia 17.
Segundo as secretarias municipais de Educação e Saúde, a medida foi tomada por precaução, em razão do crescimento do número de casos confirmados da gripe A (H1N1) na cidade. Ao todo, 140 mil alunos estudam em escolas da rede municipal.
Apesar do novo adiamento da volta às aulas, a prefeitura informa que a capacitação dos profissionais da rede continua agendada para esta sexta-feira (7). Os 15 mil profissionais da secretaria municipal da educação vão participar de reuniões pedagógicas nas 175 escolas, 168 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), oito Centros Municipais de Atendimento Especializado e 46 Unidades de Educação Integral da cidade. O objetivo é organizar e planejar as atividades do segundo semestre.
Ainda segundo a prefeitura, professores, educadores e inspetores também receberão orientações para prevenir o contágio do vírus Influenza A no ambiente escolar. Cartazes, folders e um vídeo de cinco minutos serão apresentados e distribuídos como material de apoio para os profissionais.
Escolas particulares de Curitiba decidem à tarde
O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) define em reunião marcada para as 15 horas desta quinta-feira (6) se as aulas serão retomadas no dia 10, como está programado, ou se também haverá prorrogação da suspensão.
Londrina e UFPR
Na quarta-feira (5), a secretaria de educação de Londrina, Norte do estado, também anunciou a prorrogação da suspensão das aulas na rede municipal de ensino, para evitar o contágio da gripe A. Com isso, os 32 mil alunos do sistema devem retomar as atividades apenas a partir de 17 de agosto. As aulas perdidas deverão ser repostas no fim do ano, mas as datas ainda não foram definidas.
A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também decidiu, na tarde de quarta-feira (5), suspender as aulas na instituição por mais uma semana. O retorno das atividades, que estava previsto para a próxima segunda-feira (10), só acontecerá no dia 17 de agosto. As aulas foram suspensas em 30 de julho depois da proliferação de casos da nova gripe no estado.