• Carregando...

Se o aumento dos casos de disfunção hormonal preocupa, o início da produção dos hormônios sexuais (puberdade) também tem servido de alerta para pais e médicos. Cada vez as crianças entram mais cedo nessa fase. "Antigamente a média era mais elevada. Hoje, tanto meninos quanto meninas podem começar a produção de hormônios sexuais aos 8 anos", diz a endocrinologista do Hospital da Nações, Sheyla Quelle Alonso.

Segundo a profissional, a entrada na puberdade marca mudanças físicas, como crescimento das mamas, pelos pubianos e a menarca (primeira menstruação). E mais: traz com ela também alterações comportamentais. "Nesse período o paciente passa a sentir a ação de uma flutuação hormonal muito grande, por isso, acontecem as variações de humor", diz.

Apesar de mudanças hormonais serem parte do desenvolvimento, nem sempre elas estão dentro da normalidade. A endocrinologista alerta que a puberdade antes dos 9 anos é precoce e pode ser prejudicial à saúde e ao crescimento da criança. "O início da produção dos hormônios sexuais causa um amadurecimento, com a consolidação dos ossos. Como nessa fase ela ainda está em desenvolvimento, isso pode limitar sua estatura."

Os casos de puberdade precoce ainda são raros, garante Sheyla. Mas sérios. Para seu controle, pode ser necessário interromper a produção dos hormônios com medicamentos específicos. "Antes de chegar a esse ponto, é preciso analisar muito o impacto que a produção hormonal vai ter no desenvolvimento desta criança. A interrupção é a última alternativa", diz.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]