Não é difícil encontrar traços da cultura oriental em nossa sociedade. Desde tradições culinárias até aspectos religiosos, passando, inclusive, por algumas práticas corporais que vieram da Ásia como a ioga, lian gong e tai chi chuan. A primeira é originária da Índia, enquanto as outras duas são técnicas chinesas. Mas a similaridade entre elas para por aí.
O lian gong, por exemplo, surgiu apenas no século 20; em contrapartida, o tai chi chuan e a ioga são tradições de alguns séculos de existência. Aliás, segundo especialistas, a ioga já existe há milênios.
Na hora de escolher qual desses exercícios praticar, é bom ficar atento porque, se eles forem feitos de maneira inadequada, podem apresentar riscos. Uma pessoa com lesão no pulso, por exemplo, não deve praticar ioga de maneira que exija muito esforço nessa região. "Tem de respeitar o limite do corpo", explica a fisioterapeuta que usa as técnicas de ioga e lian gong Luciane Costa. Apesar de não haver um limite de idade para praticar qualquer uma das três, o professor deve adaptar os exercícios para cada faixa etária. Além disso, tais práticas devem ser feitas sempre após uma avaliação médica.
Os três exercícios fazem movimentos leves, mas, conforme a evolução de quem os pratica, chegam a posturas mais complicadas o que exige que a respiração, para as três técnicas, seja usada de forma correta. O tai chi chuan se difere das outras duas por ser uma arte marcial. "Muita gente chama o taichi chuan de meditação em movimento'", explica o professor Levis Litz.
Ioga
Surgimento: Há pelo menos 5 mil anos
Origem: Índia
Posição: Diversas
A técnica: A ioga é considerada uma filosofia de vida que inclui exercícios. Há diversas posições, podendo ser feita em pé, sentada, deitada, entre outras. A ioga se baseia em exercícios e posturas, sendo que é a mais antiga entre as três técnicas e pode ser mais exigente também. Ela auxilia no bem-estar geral, na força muscular, agilidade, coordenação motora e bom equilíbrio do corpo.
Tai Chi Chuan
Surgimento: Há controvérsias quanto à data. É do século 17
Origem: China
Posição: Em pé
A técnica: Por ser uma arte marcial, o tai chi chuan deve ser praticado com os olhos abertos e serve como autodefesa. Consiste em movimentos lentos e terapêuticos. Ele trabalha o equilíbrio corporal e mental, melhora a oxigenação do cérebro e regula os batimentos cardíacos. É uma combinação de três elementos: medicina tradicional chinesa, exercícios milenares ligados à respiração e preceitos de arte marcial. Ele faz a energia interna, chi, circular por todo o corpo.
Lian Gong
Surgimento: Século 20
Origem: China
Posição: Em pé
A técnica: O lian gong é um conjunto de práticas físicas: consiste em movimentos amplos feitos em pé e em oito tempos. A técnica energiza o corpo e é mais objetiva e física. Envolve muito alongamento, concentração e é considerada mais externa, pois seu foco é na musculatura, prevenindo e tratando dores nos músculos esqueléticos.