O estado de Santa Catarina registrou nesta quinta-feira (21) o primeiro caso da influenza A (H1N1) - gripe suína em 2010. Segundo a secretaria estadual de Saúde, é um homem de 34 anos que mora no município de Papanduva, no Norte do estado. Ele foi medicado e passa bem. Outras três pessoas que estão com os sintomas da doença aguardam o resultado dos exames.

CARREGANDO :)

Desde a confirmação do primeiro caso de gripe suína no Brasil, em abril de 2009, mais de 58 mil pessoas contraíram a doença. 1.632 morreram. Só nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 45 mortes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença já atingiu 213 países e provocou 17,4 mil mortes. A OMS afirma que é cedo para anunciar o fim da pandemia e seria imprudente reduzir nível de alerta, que deve continuar ao menos pelos próximos 6 meses.

O vírus Influenza H1N1 já é responsável por 99,4% dos casos de gripe nas Américas. Em alguns países, como Canadá e Cuba, o índice chega a 100%. Segundo balanço do Ministério da Saúde, até agora mais de 32 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe suína no Brasil.

Publicidade