A gripe A (H1N1) contabilizou a sua primeira morte no Paraná. O óbito aconteceu há 46 dias, depois que um homem de 30 anos morreu após ficar internado durante três dias no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná. A vítima foi internada no dia 27 de março com suspeita de pneumonia, mas seu quadro clínico se agravou após o terceiro dia de internação.
Apesar da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) não confirmar o óbito e tratar o caso apenas como suspeita, a reportagem conseguiu apurar que o Laboratório Central do Estado (Lacen), com sede em São José dos Pinhais, já informou os organismos de saúde que os resultados dos exames foram positivos. Até mesmo a família da vítima já teve a confirmação da morte pela doença. A mãe e uma das irmãs do rapaz explicou que assim que o quadro do homem se agravou, médicos e enfermeiros já consideraram a possibilidade da doença. "Dias depois da morte nós fomos comunicados que a causa era a Gripe A (H1N1), mas que a confirmação ainda dependia do resultado dos exames", disse a irmã.
Nesta quarta-feira, 15, a Sesa informou por meio da sua assessoria que a morte em Santo Antônio da Platina é tratada apenas como suspeita. A assessoria também negou que o Lacen já tenha divulgado os resultados dos laudos dos exames feitos a partir de amostras de sangue da vítima. A secretaria também não deu prazo para que os resultados sejam divulgados.
O secretário de Saúde de Santo Antônio da Platina, Alexandre Levatti informou que a região onde a vítima morava recebeu bloqueio epidemiológico e a família está sendo monitorada, além de receber amparo e orientações. Outras pessoas do convívio da vítima, como colegas de trabalho também foram monitoradas, mas nenhuma destas pessoas apresentou sintomas da doença. No entanto, a família da vítima negou que tenha recebido qualquer tipo de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Números
O último boletim de monitoramento das síndromes respiratórias da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na terça-feira, 14, mostra que em 2013 foram identificados 73 casos de gripe, 31 deles são de influenza A (H3N2) e outros 24 de A (H1N1). Os outros 18 casos são de Influenza B. Segundo a Sesa, apenas o óbito registrado em Santo Antônio da Platina é considerado suspeito de ser gripe A (H1N1).