
Chegou o carnaval, um dos feriados mais esperados do ano. E para os foliões se divertirem com saúde, responsabilidade e disposição, atrás dos blocos de rua, desfiles e trios elétricos, são necessários alguns cuidados especiais com a alimentação. Assim, é possível curtir a folga sem se preocupar com intoxicações alimentares, desidratações ou ressacas.
De acordo com a nutricionista funcional Eliane Tagliari, primeiro é preciso ter certeza de que as reservas energéticas do corpo irão aguentar a folia. "Antes de ir para a farra é preciso comer alimentos ricos em carboidratos. Os integrais também são uma excelente pedida, pois possuem muitas fibras e garantem a energia, mas é importante lembrar que as refeições devem ser leves", orienta.
A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UniBrasil, Simone Biesek, acrescenta que a alimentação não pode ser pesada e deve ser rica em carboidratos. A recomendação é fazer refeições baseadas em pães, massas, barras de cereal, frutas e vegetais, baixo conteúdo de gordura e muita ingestão de líquidos. "Algumas opções são sanduíches leves que contém pasta de atum e saladas, macarrão ao sugo, macarrão com vegetais e carne magra. Outra saída é comer frutas secas como damasco, uva-passa e banana-passa."
Durante a festa, o segredo é não se esquecer da hidratação constante. "A perda de líquido pelo suor decorrente do calor e do gasto de energia no carnaval, associado ao consumo excessivo de álcool, são fatores que aumentam a diurese e prejudicam o estado hídrico das pessoas", comenta Simone. Ela lembra a importância de aumentar a ingestão de bebidas como água, sucos de frutas e água de coco. Além dos sucos, ela aconselha o consumo de frutas ricas em líquidos, como o melão, melancia e laranja.
Ressaca
Aos que gostam de passar um pouco da conta quando o assunto é bebida alcoólica, a Eliane Tagliari faz um alerta. "Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool, pois podem provocar danos hepáticos graves dependendo da dosagem consumida", aponta.
Para a ressaca do dia seguinte, a dica da nutricionista é ajudar o corpo a drenar o álcool.
"É necessário ingerir muita água, chás e alimentos diuréticos como a salsa, o aipo e o aspargo. No dia seguinte à bebedeira, e até no próximo, a alternativa é optar por uma alimentação em boa parte líquida e incluir alimentos ricos em potássio que evitam a retenção de líquido, como a laranja, uva, pepino, alface, brócolis e couve", diz.
Já a nutricionista Simone Biesek lembra que o grande problema do consumo do álcool é o uso abusivo (mais de 80g de etanol/dia), que pode levar a danos irreversíveis na função hepática. "As pessoas acham que beber de vez em quando não faz mal e, por isso, abusam no carnaval. É aí que acontecem os comas alcoólicos que podem desencadear danos sérios como pancreatite aguda e hepatite alcoólica."



