| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Atenção

De acordo com a nutricionista funcional Eliane Tagliari, também é importante prestar atenção nos estabelecimentos que vendem comida. "É preciso tomar cuidado na hora de consumir qualquer alimento, principalmente os frutos do mar, pois se não estiverem conservados de maneira correta podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria. Outra dica é evitar os alimentos vendidos na beira da praia, principalmente os gordurosos. É importante prestar atenção nas condições de higiene e de conservação."

CARREGANDO :)

Exagerou?

Confira abaixo o cardápio de desintoxicação elaborado pela nutricionista Eliane Tagliari para quem passou da conta com a bebida.

Café da manhã

• Um copo de água mineral (300 ml);

• Duas fatias de melão com raspas de limão (ajuda a desinchar);

• Uma xícara de chá de hortelã com maçã (melhora a digestão).

Lanche da manhã

• Um copo de suco de lima da pérsia (aumenta a desintoxicação hepática);

• Uma maçã assada com canela e cacau em pó (age como antioxidante).

Almoço

• Salada grande de folhas de almeirão, rúcula e abacate, que é rico em l-Glutationa, que ajuda a recuperar o fígado. Tempere com azeite de oliva, polvilhe com linhaça e avelã, rica em substâncias anti-inflamatórias que retardam a inflamação hepática provocada pela ingestão do álcool;

• Dois pedaços de batata-salsa cozida, temperada com alecrim e cúrcuma e azeite de oliva (são anti-inflamatórios e melhoram a produção das enzimas hepáticas);

• Um filé de peixe grelhado com tomilho e coentro (ajuda na desintoxicação hepática).

Lanche da tarde

• É importante fracionar o lanche da tarde em dois horários diferentes para manter a desintoxicação hepática.

1º lanche

• Um copo de suco de abacaxi com hortelã.

2º lanche

• Uma banana assada com canela e mel (equilibra o nível de glicose no sangue).

Jantar

• Um prato de sopa de legumes com agrião, abóbora, tomate orgânico, cenoura e chuchu. Bata tudo no liquidificador e tempere com salsinha, sal, azeite extra-virgem e coentro. O conjunto de ingredientes vai ajudar a desinchar rapidamente.

Ceia

• Um copo de suco feito com 150 ml de água-de-coco + uma maçã + um pedaço pequeno de gengibre cru + 02 folhas de couve manteiga, (aumenta a capacidade de desintoxicação, ou seja, no dia seguinte você vai acordar muito melhor).

Chegou o carnaval, um dos feriados mais esperados do ano. E para os foliões se divertirem com saúde, responsabilidade e disposição, atrás dos blocos de rua, desfiles e trios elétricos, são necessários alguns cuidados especiais com a alimentação. Assim, é possível curtir a folga sem se preocupar com intoxicações alimentares, desidratações ou ressacas.

Publicidade

De acordo com a nutricionista funcional Eliane Tagliari, primeiro é preciso ter certeza de que as reservas energéticas do corpo irão aguentar a folia. "Antes de ir para a farra é preciso comer alimentos ricos em carboidratos. Os integrais também são uma excelente pedida, pois possuem muitas fibras e garantem a energia, mas é importante lembrar que as refeições devem ser leves", orienta.

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UniBrasil, Simone Biesek, acrescenta que a alimentação não pode ser pesada e deve ser rica em carboidratos. A recomendação é fazer refeições baseadas em pães, massas, barras de cereal, frutas e vegetais, baixo conteúdo de gordura e muita ingestão de líquidos. "Algumas opções são sanduíches leves que contém pasta de atum e saladas, macarrão ao sugo, macarrão com vegetais e carne magra. Outra saída é comer frutas secas como damasco, uva-passa e banana-passa."

Durante a festa, o segredo é não se esquecer da hidratação constante. "A perda de líquido pelo suor decorrente do calor e do gasto de energia no carnaval, associado ao consumo excessivo de álcool, são fatores que aumentam a diurese e prejudicam o estado hídrico das pessoas", comenta Simone. Ela lembra a importância de aumentar a ingestão de bebidas como água, sucos de frutas e água de coco. Além dos sucos, ela aconselha o consumo de frutas ricas em líquidos, como o melão, melancia e laranja.

Ressaca

Aos que gostam de passar um pouco da conta quando o assunto é bebida alcoólica, a Eliane Tagliari faz um alerta. "Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool, pois podem provocar danos hepáticos graves dependendo da dosagem consumida", aponta.

Publicidade

Para a ressaca do dia seguinte, a dica da nutricionista é ajudar o corpo a drenar o álcool.

"É necessário ingerir muita água, chás e alimentos diuréticos como a salsa, o aipo e o aspargo. No dia seguinte à bebedeira, e até no próximo, a alternativa é optar por uma alimentação em boa parte líquida e incluir alimentos ricos em potássio que evitam a retenção de líquido, como a laranja, uva, pepino, alface, brócolis e couve", diz.

Já a nutricionista Simone Biesek lembra que o grande problema do consumo do álcool é o uso abusivo (mais de 80g de etanol/dia), que pode levar a danos irreversíveis na função hepática. "As pessoas acham que beber de vez em quando não faz mal e, por isso, abusam no carnaval. É aí que acontecem os comas alcoólicos que podem desencadear danos sérios como pancreatite aguda e hepatite alcoólica."