Ratificando decisão anunciada nesta quinta (13) pelo Ministério da Saúde, o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, confirmou nesta sexta-feira (14) o adiamento da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil do dia 22 de agosto para o dia 19 de setembro.
A medida vale para todo o estado, já que Nardi falou em nome do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que é presidido por ele. A medida, segundo Nardi, faz parte da estratégia de prevenção à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.
O Ministério da Saúde afirmou que o adiamento foi decretado para evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços básicos de saúde, que, no momento, estão voltados para o atendimento a pacientes com a nova gripe.
De acordo com o ministério, a alteração na data não vai comprometer o "efeito protetor" da vacina dada na primeira etapa, também não vai comprometer a saúde das crianças e tampouco vai aumentar o risco de contaminação pela doença.
A primeira etapa aconteceu no dia 20 de junho. Maringá esteve entre os municípios que atingiu a meta de vacinar 95% das crianças com até cinco anos.
A cidade vacinou 20.306 crianças, número representa 101,88% da meta, que era vacinar 19.931 crianças com idade até 5 anos. De acordo com a enfermeira coordenadora de vacinação em Maringá, Edlene Loureiro Aceti Goes, a cidade passou dos 100% porque crianças de municípios vizinhos devem ter se imunizado na cidade.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião