• Carregando...

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou, na tarde desta segunda-feira (5), que a gripe foi a causa da morte da atleta Flávia Vitória de Castro Anacleto, registrada no último sábado (3), em Toledo, no Oeste. Segundo a secretaria, análises laboratoriais realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) apontaram a presença do vírus Influenza B, causador da gripe, nas amostras colhidas da jovem.

Flávia participava do Campeonato Paranaense de Basquete, categorias sub-12 e sub-15, pela equipe Caramuru Basquete, da cidade de Castro. A equipe chegou a Toledo na quarta-feira (31). Dois dias depois, já com os sintomas da gripe, Flávia foi levada a um hospital da cidade com sintomas de febre e dores de cabeça, mas foi liberada após receber atendimento médico.

A família foi comunicada sobre o estado de saúde da atleta e ainda na sexta-feira (2) e o pai dela chegou Toledo. Na madrugada de sábado, a menina voltou a ter febre e, por isso, foi levada ao Hospital Bom Jesus, onde piorou e morreu as 19h30.

A Sesa informou que vai continuar investigando o caso. Segundo relatório preliminar, a paciente apresentava sintomas gripais antes mesmo de chegar em Toledo na quarta-feira (31) e pode ter adquirido a doença em Castro, cidade onde morava.

Na ocasião, outras sete atletas do mesmo time de Flávia apresentaram sintomas de gripe, tiveram material colhido para exames e aguardam o resultado. Três dessas amostras foram positivas para Influenza B, informou a Sesa também nesta segunda.

Após a morte da jovem e o registro de outras atletas com sintomas gripais, a competição teve de ser suspensa por orientação da 20ª Regional de Saúde.

Casos de gripe

Até esta segunda-feira, 1.162 casos de gripe foram registrados no Paraná. A maioria foi causada pelo vírus Influenza A (H1N1) e Influenza B, que juntos 86% do total de casos.

O novo boletim divulgado pela secretaria traz ainda mais duas mortes confirmadas por gripe nos municípios de Mandaguari e Araucária. Os óbitos ocorreram entre os dias 12 e 23 de julho. Com isso, sobe para 47 o número de mortes por gripe registradas neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]