A Secretaria de Saúde de Sorocaba, interior de São Paulo, investiga um caso suspeito de microcefalia e a possível relação com o zika vírus. Exames de ultrassom realizados em uma mulher grávida de sete meses indicaram diminuição no perímetro encefálico do feto, principal sintoma da microcefalia.

CARREGANDO :)

Pessoas da família da gestante vieram de uma região que registra casos do zika vírus, no Estado de Pernambuco. De acordo com o secretário Francisco Fernandes, antes da notificação do caso, serão realizados exames obstétricos mais completos.

Veja também
  • Ministro diz que Brasil errou ao ser condescendente com mosquito
  • Zika infectou ao menos 500 mil neste ano; casos de microcefalia crescem 41%
  • Fiocruz testa mosquitos com bactéria que impede a transmissão da dengue
Publicidade

A cidade fez cinco notificações do zika vírus este ano, mas todas foram descartadas. Na quinta-feira (10), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) lança uma nova edição do ‘Dia D’ contra a dengue, previsto para acontecer no próximo dia 19.

Em toda a cidade, grupos de voluntários vão se mobilizar para detectar a retirar criadouros e conscientizar a população sobre as medidas preventivas em relação à dengue, chikungunya e zika.

Pelo menos duzentas entidades, entre clubes de serviços e igrejas, uma centena de escolas e seiscentos servidores participam das ações.