Recesso curto no fim do ano possibilitará calendário normal em 2010| Foto: Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina

As universidades públicas do Paraná devem retomar as aulas, suspensas por conta da nova gripe, na próxima segunda-feira. As duas federais (UFPR e UTFPR) e duas estaduais anunciam o retorno para a semana que vem. A Universidade Esta­­dual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Es­­tadual do Norte do Paraná (Uenp) já voltaram às aulas, dia 17 deste mês.

CARREGANDO :)

As duas exceções são a Uni­­versidade Estadual de Lon­­drina (UEL) e a Universidade Es­­ta­­dual do Centro-Oeste (Uni­­centro), que decidiram retomar as atividades acadêmicas apenas no dia 31. A Unicentro havia comunicado que voltaria às atividades normais na segunda, mas recuou da decisão no fim da tarde de ontem.

As atividades das seis universidades e também das sete fa­­culdades estaduais do Paraná fo­­ram suspensas em 30 de ju­­lho, por determinação do governador Roberto Requião (PMDB), em medida que atingiu cerca de 90 mil alunos.

Publicidade

Na época, a UEL e a Uni­­ver­­sidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPFR) estavam em férias e prorrogaram o retorno às aulas, marcado para 3 de agosto. Nas demais instituições a paralisação ocorreu no mesmo dia da ordem de suspensão.

Para reverter o prejuízo causado pela suspensão das atividades, muitas instituições de ensino precisarão readequar o calendário letivo. As aulas da UFPR, que terminariam em 23 de novembro, acabarão em 9 de dezembro.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ainda não definiu como vai repor as aulas perdidas, mas estuda a possibilidade de usar o contraturno dos cursos matutinos e também os sábados. Ainda assim, representantes da UEM reconhecem que será difícil manter inalterado o calendário original, com o fim das aulas previsto para dezembro.