Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)

Brasília e curitiba - A cepa do vírus da gripe suína para a produção da vacina contra a gripe suína no Instituto Butantan chegou ontem ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Com a retirada do material, prevista para hoje, a expectativa é de que a produção comece em outubro. Serão produzidas 30 milhões de doses da vacina, quantidade insuficiente para uma campanha em massa.

Publicidade

"Serão vacinados profissionais de saúde e pessoas mais expostas à contaminação", afirmou o presidente do Instituto Butantan, Isaías Raw. Não há previsão de vacinação de grávidas, principal grupo de risco da doença. "Há ainda dúvidas sobre a segurança do produto nesse grupo", disse Raw. Ele acredita que, enquanto não houver estudo que comprove que a imunização não prejudica grávidas e fetos, o ideal é manter a estratégia atual: tentar evitar a contaminação das gestantes e, nos primeiros sintomas, indicar o uso do oseltamivir. Raw afirmou que a vacinação contra a gripe suína começa no próximo ano.

Álcool gel

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai passar a produzir álcool gel 70%. O anúncio foi feito na reunião semanal conhecida como Escolinha de Governo. A iniciativa se deve ao fato de o produto ter se tornado escasso e caro no mercado, desde que começou a ser utilizado como forma de prevenção. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, a produção não será em larga escala e nem será destinada ao mercado. Segundo ele, o objetivo é suprir a demanda de órgãos públicos, hospitais, escolas e universidades.

Nas últimas semanas, o álcool gel chegou a ter uma elevação no preço de até 900%, passando de R$ 5 para R$ 50. Mesmo com o preço alto, nos últimos dias foi difícil encontrar o produto. "Não há mais álcool no mercado e houve uma explosão no preço. Pretendemos atender uma demanda do estado para reduzir gastos", explicou Rizzi. No Tecpar devem ser produzidos cerca de 500 litros de álcool gel por dia.

Ainda durante a reunião da Escola de Governo, o secretário da saúde, Gilberto Martin, fez uma apresentação em que reafirmou a necessidade de tranquilidade por parte da população com relação à pandemia mundial da nova gripe. Segundo ele, 98% dos casos têm evolução benigna. "E uma parte desses casos é assintomático. É bem provável que muita gente que está andando de máscara na rua já pegou a gripe e já se curou", afirmou.

Publicidade

A secretaria de Estado de Edu­cação, Yvelise Arco-Verde, apresentou o programa de enfrentamento à gripe A que está sendo desenvolvido junto à comunidade escolar da rede estadual. De acordo com a secretária, chefes de núcleos, diretores, professores e funcionários estão treinados para receber e cuidar dos alunos "como se eles estivessem em casa". Além do treinamento, Yvelise apresentou o programa "Cuidadores da Gripe", em que um voluntário por turno em cada escola fica responsável por monitorar alunos com suspeita de gripe e dar o encaminhamento correto ao caso.