A Secretaria de Saúde de Maringá começou a imunizar crianças com a vacina tetraviral nesta terça-feira (1º). Além do sarampo, da caxumba e da rubéola, a dose também protege contra a varicela (catapora).
De acordo com a gerente de epidemiologia da pasta, Evelin Nakashima Braga, não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetraviral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral.
"As doses já estão disponíveis em todas as unidades de atendimento de saúde de Maringá para as crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral", explicou Evelin. Até 31 de outubro, excepcionalmente, crianças de 16 meses de idade também poderão ser imunizadas.
O Ministério da Saúde repassou cerca de 45 mil doses para o Paraná, 956 delas para Maringá, para o período de dois meses. Com a ampliação da proteção contra catapora, estima-se uma redução de 80% das hospitalizações pela doença no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tetraviral é segura , tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas.