• Carregando...

A vacinação contra a gripe termina nesta segunda-feira (11) em Curitiba. Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários têm até o fim desta tarde para procurar uma unidade básica de saúde para serem imunizadas. Idosos, gestantes, e crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos devem receber a dose.

O município já atingiu a meta de imunização – que era vacinar 80% do público-alvo -, mas a imunização foi prorrogada até essa segunda para atingir um número maior de pessoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 89,1% do público-alvo foi vacinado em Curitiba (226,3 mil pessoas) até a quarta-feira (6).

A capital paranaense ainda não atingiu a meta com relação às gestantes. Aproximadamente 14,4 mil grávidas receberam a dose contra gripe, o que corresponde a 77,2%. Entre os demais grupos, foram vacinados 89,6% dos idosos (177,4 mil pessoas) e 92,4% das crianças (34,5 mil pequenos). Profissionais de saúde também foram imunizados.

As crianças de 6 meses a 2 anos que nunca tomaram a vacina devem receber duas doses, com 30 dias de espaçamento entre a primeira e a segunda dose. O restante do público-alvo recebe apenas uma dose.

A dose fabricada para esta campanha contém os três principais vírus da Influenza que circularam no ano passado, incluindo o da gripe A H1N1. A única contraindicação feita pelo ministério é para pessoas com alergias severas a ovo - nestes casos, é recomendada uma consulta médica para orientações.

A vacina não provoca gripe, pois é feita de pequenos fragmentos de vírus incapazes de causar infecção. Mas, como toda vacina, podem causar alguns sintomas que passam em alguns dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]