• Carregando...
Campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) termina na quarta-feira (2) | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) termina na quarta-feira (2)| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Não há doses para todos, diz ministério

Ao anunciar que recorrerá da decisão, o Ministério da Saúde argumenta que a contenção da pandemia pela vacinação em massa contra a influenza A (H1N1), a gripe suína, não é mais possível, porque o vírus já está presente em pelo menos 213 países e territórios.

Leia a matéria completa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou ontem à Justiça Federal o novo plano de vacinação contra a influenza A (H1N1), a gripe suína, no Paraná. Pelo calendário elaborado pela Sesa, a vacinação da população que não faz parte dos grupos prioritários começa no dia 17 do mês que vem.

No dia 12 de abril, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal concedeu liminar determinando que a campanha de imunização contra a nova gripe seja estendida a toda a população do estado. O Ministério da Saúde anunciou que, com base em argumentos técnicos, um recurso contra a decisão será apresentado dentro do prazo legal.

Ontem, em entrevista ao telejornal Paraná TV 1.ª Edição, da RPCTV, o secretário da Saúde, Carlos Augusto Moreira Júnior, divulgou o novo calendário. Pelo plano apresentado à Justiça Federal, de 17 de maio a 5 de junho serão vacinadas crianças com 2 anos ou mais e adolescentes de até 19 anos. E de 31 de maio a 18 de junho, as pessoas com idade a partir de 40 anos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesa, o plano só poderá ser aplicado se as doses forem fornecidas pelo Ministério da Saúde. Se a União vier a obter na Justiça a derrubada da liminar, o calendário perderá a validade. Caso contrário, o Ministério da Saúde terá de adquirir a vacina para o Paraná a partir do dia 1.º de maio.

A medida concedida pela 2.ª Vara Cível Federal de Curitiba no dia 12, em ação movida pela Pro­curadoria da República no Paraná, determina que a União adquira as doses no prazo de 20 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da medida. Ao estado do Paraná cabe apresentar o calendário no prazo de 10 dias – o que foi feito ontem – e distribuir as doses para todos os municípios. Se não tivesse apresentado o novo plano, o estado também estaria sujeito a uma multa diária de R$ 50 mil.

No ano passado, o Paraná concentrou a maioria dos casos confirmados da doença no país. Foram mais de 60 mil casos e 288 mortes. Ontem, o MPF de Goiás também conseguiu uma decisão judicial determinando que toda a população do estado seja vacinada contra a doença.

Campanha

Pelo calendário da campanha nacional de vacinação, hoje é o último dia de imunização de gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos. De amanhã a 7 de maio serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas. A população saudável na faixa de 30 a 39 anos será imunizada de 10 a 21 de maio.

De acordo com a assessoria da Sesa, não há registro de reação adversa grave entre a população vacinada. Como na vacinação contra a gripe sazonal, eventuais reações se assemelham a uma gripe leve, com febre e indisposição temporária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]