• Carregando...
Bronzeamento à jato: técnica segura | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Bronzeamento à jato: técnica segura| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Muitas pessoas já querem chegar às praias bronzeadas. Clínicas estéticas prometem pele morena rápido e fácil.

Veja as técnicas oferecidas, mas saiba que nem tudo é recomendável

Câmaras

A parte interna das máquinas de bronzeamento tem lâmpadas emissoras de raios que estimulam a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 95% dos raios emitidos por essas câmaras são do tipo UVA e 5% do tipo UVB e ambos os raios são nocivos à saúde e podem causar câncer. "O tipo A penetra nas camadas mais profundas da pele e causa o envelhecimento precoce. Já o tipo B atinge as camadas superficiais, o que causa queimaduras e modificações celulares", explica o médico especialista em dermatologia Marcos de Barros Winter, da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Normas

Em 2002, a Anvisa decretou algumas normas para a oferta desse serviço que proíbem o uso das câmaras por menores de 16 anos e que obrigam a fixação, em local visível, dos riscos desse procedimento, entre outras determinações.

Autobronzeadores

Para quem não abre mão de ficar com a cor do verão, existem técnicas rápidas e não prejudiciais à saúde. Os auto-bronzeadores são compostos por um açúcar que não é tóxico e que, em contato com a pele, produz um pigmento amarelado que dá o tom dourado. Segundo Winter, em geral, essas loções não são irritantes. "Mas, para as pessoas com pré-disposição a alergias, deve ser feito um teste. Basta aplicar uma pequena quantidade na pele e observar se a área fica vermelha", diz. O efeito dura cerca de uma semana e tem um único problema: garantir a aplicação uniforme, o que exige uma boa dose de paciência.

Bronzeamento à jato

Essa técnica consiste na aplicação, em spray, do líquido autobronzeador em todo o corpo. "O tempo de aplicação e secagem é de 40 minutos", diz a fisioterapeuta especialista em estética, Juliana Cansian Oliveira. Ela ressalta alguns cuidados que devem ser tomados. "Antes da aplicação, a cliente deve tomar um banho e não usar loções nem desodorante. É necessário que se realize uma esfoliação corporal antes da aplicação do produto, para garantir uma cor mais bonita", diz. Depois da aplicação, é preciso ficar oito horas sem tomar banho e sem praticar atividades físicas, para evitar o suor.

Nunca é demais lembrar

Não se exponha ao sol sem proteção. Lembre-se de que nenhuma técnica de bronzeamento artificial dispensa a utilização diária do protetor. Não esqueça que o filtro solar deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição e que entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar tomar sol. Nos outros horários, a aplicação do filtro solar em intervalos de 90 minutos é obrigatória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]