Nossos colunistas debatem sobre ação da AGU no STF, que ameaça a liberdade de expressão e de imprensa no Brasil. Também discutem sobre Shellenberger acionar comissão Interamericana de Direitos Humanos contra Lula. E mais: oposição critica propostas do governo em reforma tributária. Uma reforma ineficiente e burocrática.
AGU x Liberdade de expressão
- Ameaça à Liberdade de Expressão: A Advocacia-Geral da União (AGU) investiga a rede social X por divulgar e-mails internos, o que pode levar à suspensão ou dissolução da empresa no Brasil. Especialistas veem isso como uma grave ameaça à liberdade de expressão.
- Investigações da AGU: Duas petições foram enviadas ao STF: uma para abrir nova investigação sobre vazamentos no “Twitter Files” e outra, sigilosa, para obter provas contra a empresa X Brasil Internet Ltda.
- Impacto Público: A rede social X tem cerca de 20 milhões de usuários no Brasil e é importante para o debate público, reunindo influenciadores e autoridades. A dissolução afetaria a comunicação e a liberdade de expressão.
- Equilíbrio Delicado: Especialistas destacam a necessidade de equilibrar a investigação de irregularidades e a proteção da liberdade de expressão. Ações da AGU podem ser vistas como tentativas de controlar o discurso na plataforma.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião