Apoio de Lula a Maduro afeta relações do Brasil com países democráticos. No Programa Sem Rodeios desta segunda-feira (5) vamos falar do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Venezuela que ameaça as relações comerciais do Brasil com outros países, especialmente com os Estados Unidos e os membros da União Europeia (UE).
Também vamos tratar das decisões controversas no Judiciário ao julgar supostos crimes de ofensa à honra colocam em risco a liberdade de expressão e têm como consequência a autocensura do cidadão comum.
Vamos falar ainda sobre as falas de Lula que quer viver até os 120 anos e chamou o empresário Elon Musk – com quem vem tendo rusgas desde o começo do ano – de “babaca” por investir na exploração espacial.
Apoio de Lula a Maduro afeta relações do Brasil com países democráticos
Lula tem adotado uma postura dúbia em relação ao resultado das eleições na Venezuela: ao mesmo tempo que diz que ainda não reconhece a eleição, afirmando aguardar a divulgação da votação desagregada por urna, evita fazer críticas aos abusos cometidos pelo governo venezuelano antes, durante e após a eleição.
O presidente brasileiro chegou a afirmar que não havia "nada de anormal" com a vitória de Maduro nas eleições, o que rendeu críticas da oposição.
Duplo padrão Judiciário
Nos últimos anos, os tribunais superiores têm sido os primeiros a desestabilizar a aplicação da lei, postura que tem sido replicada em instâncias inferiores com decisões de duplo padrão e desproporcionais.
As decisões controversas no Judiciário ao julgar supostos crimes de ofensa à honra colocam em risco a liberdade de expressão e têm como consequência a autocensura do cidadão comum, segundo juristas.
Lula chama Elon Musk de "babaca"
As declarações foram dadas durante uma cerimônia de investimentos em infraestrutura e hidrogênio verde em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, onde também criticou ex-governadores do Nordeste que supostamente tentaram dificultar o avanço de grandes obras estruturais, como a ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco.
“Tem gente que ao invés de ajudar, tá fazendo foguete tentando procurar um lugar [lá fora] para morar. Não tem, babaca. É aqui na Terra, e por isso todos estão convidados a cuidar desse planeta. É a única Arca de Noé que nós temos. Se ela capotar, não tem rico, não tem pobre, nós afundamos”, disparou o presidente
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, Marco Antônio Costa, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Lula chama Musk de "babaca"
Brasil isolado?
Duplo padrão judiciário
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião