O programa Sem Rodeios desta sexta-feira (26) vai falar da submissão do país sob comando de Lula (PT). O Brasil passa vergonha na Olimpíada e é humilhado na Venezuela ao mesmo tempo. Ao ignorar ataques do ditador Nicolás Maduro, Lula mostra que prefere manter o diálogo ao enfrentar e criar inimizades.
Vamos falar ainda da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Ela conseguiu uma credencial para representar o Brasil nas Olimpíadas, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI), destacou que abriu uma exceção.
Humilhado na Venezuela
Para analistas, o momento político no país vizinho colocou Lula em uma "sinuca de bico". O petista, que não mediu esforços para sair em defesa do processo eleitoral e de Maduro, tem a imagem sua prejudicada com as eleições venezuelanas.
No início deste mês, durante um ato de campanha em Caracas, capital da Venezuela, Nicolás Maduro disse que haveria um "banho de sangue" no país caso ele perdesse o pleito. "O destino da Venezuela, no século 21, depende da nossa vitória em 28 de julho. Se não querem que a Venezuela caia num banho de sangue, numa guerra civil fratricida, produto dos fascistas, garantamos o maior sucesso, a maior vitória da história eleitoral do nosso povo”, disse. Lula afirmou que ficou assustado com as declarações do ditador e, por isso, também virou alvo das críticas de Maduro.
Brasil passa vergonha na Olimpíada
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quinta-feira (25) que vai questionar o Itamaraty sobre o credenciamento da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela chegou à capital francesa no começo da tarde para representar o presidente Lula (PT) no evento.
Nikolas disse que pedirá a Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue o governo federal por suposto crime de abuso de autoridade. Ele apontou ainda que a primeira-dama "não foi eleita pelo povo".
O COI, órgão responsável por credenciar autoridades, destacou que abriu uma "especial exceção" para o governo Lula ao permitir que a primeira-dama participe da cerimônia.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, Marco Antônio Costa, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Acesse a Gazeta do Povo e fique por dentro dos assuntos:
Lula ignora ataques de Maduro ao Brasil
Nikolas vai acionar PGR e Itamaraty sobre credencial de Janja
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS