Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe. O programa Sem Rodeios desta segunda-feira (2) repercute a possível estratégia da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de rifar os militares e afastá-lo da suposta tentativa de golpe. A ideia seria transferir responsabilidade para os militares, avaliam integrantes das Forças Armadas.
Vamos analisar, ainda, da Procuradoria-Geral da República (PGR) montou uma força-tarefa para analisar o relatório final da Polícia Federal (PF) - com mais de 800 páginas - sobre a tentativa de golpe a partir desta segunda-feira (2).
Ainda, faltando menos de dois anos para as eleições presidenciais de outubro de 2026, os principais partidos brasileiros já articulam estratégias para viabilizar candidaturas.
É a partir das 13h30, ao vivo.
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe
O criminalista Paulo Cunha Bueno, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou em entrevista à GloboNews na última sexta-feira, 29, que o grande beneficiado com um suposto golpe de Estado não seria Bolsonaro, mas sim uma junta militar. Segundo ele, Bolsonaro seria traído pelos militares envolvidos na trama golpista.
"Quem seria o grande beneficiado? Segundo o plano do general Mario Fernandes, seria uma junta que seria criada após a ação do Plano Punhal Verde e Amarelo, e nessa junta não estava incluído o presidente Bolsonaro. Não tem o nome dele lá, ele não seria beneficiado disso. Não é uma elucubração da minha parte. Isso está textualizado ali. Quem iria assumir o governo em dando certo esse plano terrível, que nem na Venezuela chegaria a acontecer, não seria o Bolsonaro, seria aquele grupo", afirmou.
PGR monta força-tarefa para analisar inquérito de Bolsonaro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) montou uma força-tarefa para analisar o relatório final da Polícia Federal (PF) - com mais de 800 páginas - sobre a tentativa de golpe a partir desta segunda-feira (2). A PGR vai decidir se oferece denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas.
A força-tarefa será realizada por um grupo com nove procuradores, conforme informações da CNN Brasil.
O documento, que será analisado pela PGR, foi entregue pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (27).
Partidos iniciam estratégias para 2026
Faltando menos de dois anos para as eleições presidenciais de outubro de 2026, os principais partidos brasileiros já articulam estratégias para viabilizar candidaturas, mesmo em meio a crises políticas e instabilidades. A mais recente envolve o inquérito da Polícia Federal (PF) sobre suposta conspiração golpista, centrado na figura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ampliou as incertezas no cenário político.
Enquanto novos pré-candidatos buscam tração em suas campanhas, outras articulações tratam de consolidar alternativas. No campo conservador, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), terá a pré-candidatura lançada oficialmente em março, durante evento em Salvador. Ele desponta como nome que pode atrair o eleitor de direita e de centro.
Analistas indicam que Jair Bolsonaro enfrenta grandes obstáculos para ser candidato em 2026, sobretudo após ser indiciado como líder de organização criminosa acusada de planejar golpe de Estado após a derrota eleitoral em 2022 – acusação que ele nega. Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro cogita registrar candidatura em 2026 para mobilizar a sua base.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião