Derrota da democracia: STF confirma bloqueio do X no Brasil. O programa Sem Rodeios desta terça-feira (03) traz a confirmação do Supremo Tribunal Federal (STF) à decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear o X no país.
A Primeira Turma do STF conseguiu ampliar o placar em uma das maiores vergonhas da história da luta pela democracia no país, derrotando o Brasil por 9 a 1 – esta é a soma dos cinco votos pela manutenção da liminar de Alexandre de Moraes que bloqueou o X em todo o país, e dos quatro votos favoráveis a seguir proibindo os brasileiros de usarem VPNs para acessarem a rede social.
Vamos falar ainda de Elon Musk e do presidente Lula (PT). O dono do X endossou o ato do 7 de setembro e pediu o impeachment de Moraes. Já o chefe do Executivo disparou contra Musk e disse que “mundo não é obrigado a aguentar vale tudo de extrema direita”.
É a partir das 14 horas, ao vivo.
Derrota da democracia
Em um longo voto de 42 páginas apresentado na abertura da sessão, Moraes confirmou os termos da decisão individual que proferiu na semana passada para bloquear o acesso ao X no Brasil, como a falta de um representante legal estabelecido determinado pelo Marco Civil da Internet e as multas por descumprimento de decisões judiciais, que já somam R$ 18,35 milhões.
No mesmo voto, Moraes classificou como “subterfúgios tecnológicos” o uso de aplicativos como VPN para acessar o X no Brasil mesmo em meio à decisão de bloqueio da plataforma no país. Ele estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para pessoas e empresas que utilizarem este método, o que foi questionado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no último sábado (31).
O ministro falou em “condutas para fraudar a decisão judicial” sobre a multa para o uso do VPN “para a continuidade de utilização e comunicações pelo 'X', enquanto durar a suspensão, sem prejuízo das demais sanções civis e criminais, na forma da lei”.
Musk endossa 7 de setembro e pede impeachment de Moraes
O empresário e dono do X, Elon Musk, endossou a manifestação convocada para o próximo dia 7 de Setembro, no Brasil, e voltou a pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Musk reagiu com emojis da bandeira do Brasil, de um bíceps flexionado e de fogo em uma postagem em que um perfil escreveu: "Brasileiros irão para as ruas protestar contra o ditador Alexandre de Moraes pela proibição do X e pedir seu impeachment no 7 de Setembro".
Musk também disse que Moraes "deve sofrer impeachment por violar seu juramento de posse".
Lula dispara contra Musk
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou nesta segunda (2) contra o empresário Elon Musk sobre os ataques que têm feito ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que levaram à suspensão da rede social X no Brasil.
“A Justiça brasileira pode ter dado um importante sinal de que o mundo não é obrigado aguentar o vale tudo de extrema-direita de [Elon] Musk só porque ele é rico”, disse Lula à CNN Brasil.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Musk endossa ato do 7/9 e pede impeachment de Moraes
Lula dispara contra Musk
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião