O programa Sem Rodeios desta segunda-feira (22) repercute a desistência do atual presidente e candidato democrata à reeleição nos Estados Unidos, Joe Biden, assim como a campanha por parte da direita brasileira para que Lula siga os mesmos passos do colega norte-americano. A vice, Kamala Harris, surge como possível substituta na corrida presidencial que ganha contornos de definição com as eleições se aproximando.
Falamos também do ex-deputado federal Daniel Silveira, preso há dois anos e quatro meses e tendo cumprido mais que 25% de pena em regime fechado. Segundo a defesa, foram realizados ao menos seis pedidos desde que o prazo foi alcançado, mas nenhum dos requerimentos obteve resposta.
Ainda, as atualizações no caso do ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins. Ao responder o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) disse que não conseguiu extrair dados dos três telefones celulares de Martins.
Lula seguirá Biden?
Políticos brasileiros de direita e esquerda comentaram a desistência de Joe Biden na corrida pela reeleição. E claro, muitos deles compararam a situação do democrata americano com a do presidente Lula (PT).
Nas redes sociais, alguns aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro aproveitaram o episódio para provocar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seguir o exemplo do presidente americano em 2026. “Biden EUA está fora! Quando o Biden brasileiro vai sair?!”, postou na rede X o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). “Biden pediu pra sair da disputa Presidencial, só falta o Lula!”, fez coro o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).
"Está engavetado"
O ex-deputado federal Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de reclusão após publicar um vídeo com críticas a o Supremo Tribunal Federal (STF), em 2021. Silveira teve sua prisão revogada em 8 de novembro, mas voltou ao regime fechado após ser condenado em 20 de abril de 2022 por dois crimes: coação no curso do processo e por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
De acordo com o advogado do ex-deputado, Paulo Faria, foram realizados ao menos seis pedidos desde que o prazo foi alcançado, mas nenhum dos requerimentos obteve resposta. “Está engavetado”, lamenta.
PF não envia dados solicitados por Moraes
A PF não enviou informações referentes ao período de 30 de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023. No ofício enviado a Moraes, a PF disse que depois de seis meses não conseguiu extrair os dados dos aparelhos.
O envio do ofício da PF a Mores foi confirmado à Gazeta do Povo pela defesa de Filipe Martins, nesta sexta-feira (19). A defesa também reclamou da atuação do PF no caso, que insiste na acusação mesmo com evidências contrárias.
Martins está preso desde 8 de fevereiro deste ano por ordem de Moraes, mesmo com evidências consistentes de que não fez a viagem que motivou sua prisão.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, Marco Antônio Costa, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Acesse a Gazeta do Povo e fique por dentro do que será analisado:
Direita provoca Lula a seguir Biden e desistir
Moraes ignora pedidos de progressão de Daniel Silveira
PF não envia dados de Filipe Martins para Moraes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS