Interesses políticos podem barrar o impeachment de Moraes? Oposição mostra que pedido tem fundamento. O Sem Rodeios desta sexta-feira (16) mostra que existem justificativas plausíveis para o impedimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Reportagens mostraram que Alexandre de Moraes tinha absoluto controle do esquema, inclusive determinando a inclusão e exclusão de conteúdos e demonstrando irritação com a demora no atendimento às suas ordens.
Interesses políticos podem barrar o impeachment de Moraes?
Desde que Rodrigo Pacheco (PSD-MG) assumiu a presidência do Senado pela primeira vez, em fevereiro de 2021, foram protocolados na Casa 53 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria das petições (21), de cidadãos comuns ou políticos, condena atitudes praticadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Ele será ainda alvo de mais um pedido de impeachment, previsto para ser apresentado em 9 de setembro, como desfecho da campanha liderada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e embalada por recentes revelações de supostos abusos cometidos em inquéritos do STF.
Oposição mostra que pedido tem fundamento
Do outro lado, senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse, nesta terça-feira (13), que irá protocolar um "superpedido" de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no próximo dia 9 de setembro. A medida será feita em conjunto com outros parlamentares.
Segundo o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), ao se utilizar da AEED/TSE como “laranja” e como uma espécie de PGR pessoal, o ministro Alexandre de Moraes violou o princípio do sistema penal acusatório, que está previsto no art. 129 da Constituição e no art. 3º-A do CPP. No sistema penal acusatório, cabe à polícia investigar, ao Ministério Público acusar, e ao juiz julgar.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, Marco Antônio Costa, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
PGR arquiva pedido do Novo para investigar Moraes
Negativa de Pacheco para impeachment reflete interesses políticos e jurídicos
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião