Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes. O programa Sem Rodeios desta quinta-feira (21) repercute a lista de indiciados da Polícia Federal acerca do inquérito da suposta tentativa de golpe de Estado. Nomes como o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro da Defesa, General Braga Netto, estão presentes.
Ainda, Alexandre de Moraes, o magistrado, que também é relator do caso da suposta tentativa de golpe de Estado, citou a si mesmo 44 vezes, reproduzindo menções feitas a ele na investigação.
Falaremos ainda do Partido dos Trabalhadores (PT) que pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o arquivamento da proposta que concede anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
É a partir das 13h30, ao vivo
Lista de indiciados da PF
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (19) que o presidente Lula (PT) está “surpreso e estupefato” com a suposta trama golpista que incluía uma plano para matá-lo. Lewandowski conversou com o petista por telefone sobre a investigação da Polícia Federal.
"[Lula] Estava surpreso, estupefato com a dimensão deste golpe. Ele não podia imaginar que poderia ser vítima fatal desses agentes criminosos”, relatou o ministro. O presidente ainda não comentou a Operação Contragolpe.
Segundo apuração do jornal O Globo, haverá dezenas de indiciados pela Polícia Federal, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro, os generais Heleno e Braga Netto, o delegado Alexandre Ramagem e provavelmente o presidente do PL Valdemar Costa Neto
Moraes cita a si mesmo 44 vezes em documento que autorizou operação da PF
Moraes volta a ser o centro de uma decisão na qual atua como juiz e, ao mesmo tempo, figura como suposta vítima. Um caso semelhante foi revelado há meses pela Folha de S.Paulo, que trouxe à tona mensagens de ex-assessores do ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a reportagem, essas conversas indicavam que Moraes teria agido fora do rito no chamado "inquérito das Fake News", adotando ações que, em um processo regular, caberiam à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR).
A mesma publicação revelou que Moraes usou a estrutura do TSE para levantar informações e produzir relatórios contra manifestantes que criticavam sua atuação, além de endurecer medidas contra o X (antigo Twitter) após Elon Musk se recusar a moderar conteúdos que o atingiam.
PT quer arquivamento do PL da Anistia
O PT pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o arquivamento da proposta que concede anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O partido do presidente Lula argumentou que o projeto “é de todo inoportuno e inconveniente para o processo democrático e paz nacional”.
No documento, a legenda citou o atentado a bomba ocorrido na Praça dos Três Poderes no último dia 13 e a operação da Polícia Federal que investiga um suposto plano para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o líder da sigla na Câmara, Odair Cunha (MG), protocolaram o requerimento nesta quarta-feira (20). “Os recentes e gravíssimos acontecimentos relacionados com o objeto de deliberação do presente Projeto de Lei configuram inquestionável perda de oportunidade, de maneira que se faz necessário o seu arquivamento”, justificou o partido.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS