Lula ignora posse de Trump mas envia representante à posse do ditador Maduro. O programa Sem Rodeios desta sexta-feira (3), repercute o envio da embaixadora Glivânia Maria de Oliveira para a posse de Nicolás Maduro, reeleito em eleições denunciadas por fraudes, gerando controvérsias. A decisão, vista como reconhecimento tácito do regime chavista, contrasta com a postura de democracias ocidentais e levanta críticas sobre alinhamento diplomático e comprometimento com valores democráticos.
Falaremos também sobre a candidatura do cantor Gusttavo Lima à presidência da República. Em 2022, ele foi um dos maiores apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda, tudo sobre a eleição para presidente do Senado Federal. A Casa marcou a sessão que irá escolher o sucessor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o primeiro sábado de fevereiro.
É a partir das 13h30, ao vivo.
Lula ignora posse de Trump mas envia representante à posse do ditador Maduro
A participação de uma embaixadora do Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro na posse do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, está sendo interpretada como o reconhecimento do resultado das eleições no país, apesar da comprovação da fraude generalizada no pleito. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será representado pela embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty consultadas pela Gazeta do Povo.
A reportagem também apurou que Lula não deve comparecer à posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, mas o Itamaraty não divulgou quem representará o Brasil na cerimônia.
A solenidade na Venezuela, que ocorre no próximo dia 10, marca o início do terceiro mandato do ditador Maduro, que está há mais de uma década no poder
Gusttavo Lima diz que será candidato em 2026
O cantor sertanejo Gusttavo Lima afirmou nesta quinta-feira (2) que pretende se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026. Lima, que não é filiado a nenhum partido político, colocou seu nome à disposição das legendas. Em pleitos anteriores, ele declarou apoio publicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista ao portal Metrópoles, o cantor disse que o Brasil “precisa de alternativas” e destacou que começará a conversar com grupos políticos. “Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, afirmou.
Durante as eleições de 2024, o sertanejo pediu votos ao ex-coach Pablo Marçal, que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo. Lima ressaltou que, apesar de nunca ter ocupado um cargo político, é um “empreendedor” e sabe como “fazer a roda girar”.
Senado marca sessão para primeiro sábado de fevereiro para definir presidente da Casa
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcou para o dia 1º de fevereiro, um sábado, uma sessão para eleger o novo presidente e demais titulares da mesa diretiva para a próxima legislatura da casa. Normalmente, o Congresso não realiza sessões nos finais de semana, exceto em situações extraordinárias.
Além da eleição, marcada para às 10h, a posse dos 1º e 2º vice-presidentes; dos 1º, 2º, 3º e 4º secretários; e dos 1º, 2º, 3º e 4º suplentes de secretário ocorrerão logo na sequência da eleição.
Já a Câmara dos Deputados agendou apenas uma sessão solene dois dias depois, na segunda-feira (3), em que também já está marcada uma sessão solene de abertura do ano legislativo do Congresso.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião