O programa Sem Rodeios desta quarta-feira (17) fala sobre a demanda de Lula (PT) pela regulação das redes sociais. O presidente quer urgência na pauta, motivado pelo recolhimento de impostos das Big Techs e, nas palavras dele, para resguardar a “democracia” e a “diversidade que está correndo risco”. Mas, afinal, é sobre proteção ou censura que o presidente fala?

CARREGANDO :)

Além da regulação das redes sociais, abordamos a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) da família acusada de ofender o ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, um ano atrás, e ainda a declaração de Lula de que Trump vai tentar "tirar proveito" do atentando nas eleições americanas.

Lula e a regulação das redes sociais

O projeto de regulação das redes sociais foi aprovado em 2020 pelo Senado, mas está parado na Câmara dos Deputados. O presidente Lula, no entanto, quer urgência na votação. Para Lula, a regulação vai garantir o pagamento de impostos pelas Big Techs e proteger a democracia e a diversidade, que ele acredita estarem em risco.

Publicidade

Para o presidente, essas empresas lucram com a publicidade e a disseminação do ódio, e diz que é urgente tomar uma decisão sobre a regulação. Ele discutirá o tema com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e pretende enviar um projeto ao Congresso ou uma medida provisória em breve.

Lula quer levar a discussão sobre a regulação das redes sociais também a fóruns internacionais como a ONU, o G20, os Brics e o G7, usando como exemplo a "desinformação" sobre as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, onde, segundo ele, pessoas lucraram com a desgraça alheia.

PGR denuncia família no caso de Roma

A PGR denunciou o empresário Roberto Mantovani e sua esposa, Andreia Munarão, alvos de investigação no STF por causa de um bate-boca com o ministro Alexandre de Moraes, ocorrido no aeroporto de Roma, em julho de 2023. Também foi denunciado o genro de Roberto, Alex Zanatta Bignotto.

A confusão teria ocorrido porque o casal supôs que a família de Moraes teria furado a fila para entrar primeiro numa sala VIP. As investigações foram trazidas à PF no Brasil por iniciativa de Moraes. Em fevereiro de 2024, a Polícia Federal chegou a concluir as investigações, sem denúncias. Em junho, porém, sem fato novo, o órgão decidiu reabrir o inquérito e indiciou o casal e o genro, Alex Zanatta.

Especialistas apontam diversas ilegalidades do caso. Até agora, a defesa não tem acesso às imagens do aeroporto, que supostamente comprovariam algum crime, o que fere o devido processo legal e amplo direito de defesa. A PF também utilizou meios questionáveis, como o uso de pesca probatória

Publicidade

Atentado a Trump e acusação de Lula

No último sábado (13), o ex-presidente americano Donald Trump foi ferido de raspão na orelha durante um atentado em Butler, Pensilvânia, no qual o responsável foi morto por agentes de segurança. Uma pessoa na plateia morreu e outras duas ficaram feridas.

O ataque ocorreu durante um comício, interrompendo o discurso de Trump, que, após ser atingido, acenou à plateia antes de ser removido pela equipe de segurança, com o rosto ensanguentado.

Ainda no final de semana, o atentado foi ridicularizado pelo deputado André Janones (Avante-MG), que o comparou à facada levada por Bolsonaro quando ainda era candidato em 2018 - à qual ele se referiu como "fakeada". E nesta terça (16), foi a vez do presidente Lula dizer que Trump “vai tentar tirar proveito” eleitoral do atentado a tiros que sofreu. Apesar de considerar "abominável qualquer tipo de violência", o petista não se furta em acusar o candidato republicano de explorar o episódio para se promover nas eleições.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, Marco Antônio Costa, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

Publicidade

Acesse a Gazeta do Povo e fique por dentro dos temas debatidos:

Lula quer “regulação urgente” das redes sociais para resguardar “democracia”

PGR denuncia família que teria hostilizado Moraes em Roma

Lula diz que Trump “vai tentar tirar proveito” de atentado nas eleições