O futuro de Pablo Marçal e da plataforma X em jogo. O programa Sem Rodeios desta terça-feira (8) analisa o futuro de Pablo Marçal, que terminou a eleição para prefeito da cidade de São Paulo na terceira colocação, pelo PRTB. Como a Justiça Eleitoral vai tratá-lo? Alguns apostam na inelegibilidade, outros na possível candidatura a Presidente da República em 2026.
Falaremos também do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou que o ex-deputado Daniel Silveira seja transferido para o semiaberto. Moraes será protagonista de outro tema no programa de hoje, já que ele aguarda a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para decidir sobre o desbloqueio da plataforma X.
É a partir das 14 horas, ao vivo.
O futuro de Pablo Marçal e do X
Pablo Marçal foi um dos destaques do primeiro turno das eleições em todo o Brasil, seja pela expressiva votação ou pelos eventos um tanto caóticos nos debates entre os postulantes ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo.
Apesar disso, Marçal ainda gera dúvidas nos eleitores, em especial, da direita se ele será candidato nas eleições majoritárias de 2026 ou vai abandonar a política. Mais que isso, depois dos ocorridos, o ex-coach entrou na mira da Justiça Eleitoral. Há quem diga que a inelegibilidade é uma possibilidade para ele.
Outra dúvida recorrente diz respeito à plataforma X. Isso porque, a multa de R$ 28,6 milhões paga pelo X foi transferida para a conta no Banco do Brasil determinada por Alexandre de Moraes. A Secretaria Judiciária do STF já certificou essa informação nos autos do processo.
Moraes autoriza Daniel Silveira a cumprir pena em regime semiaberto
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-deputado Daniel Silveira seja transferido para o semiaberto. Moraes considerou que o ex-parlamentar atendeu aos requisitos necessários para a progressão do regime. Silveira está preso desde fevereiro de 2023 por descumprimento de medidas cautelares.
Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente a ida de Silveira para o semiaberto. "Na presente hipótese, estão presentes todos os requisitos legais exigidos para a progressão do sentenciado ao regime semiaberto de cumprimento de sua pena privativa de liberdade", diz um trecho da decisão.
Moraes apontou que o cumprimento de 25% da pena privativa de liberdade imposta foi atendido; além disso, houve remição do tempo da pena por estudos e de trabalho, calculada em 140 dias; e a defesa pagou a multa imposta de R$ 271 mil.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Malafaia chama Bolsonaro de "covarde"
Defesa de Monark aponta "omissões" do STF em ação sobre 8/1
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião